Bolsa do Povo: quem tem direito?

Se você é um cidadão do Estado de São Paulo, saiba que o programa Bolsa do Povo pode te ajudar!

Anúncios

O Bolsa do Povo é uma iniciativa que funciona desde 2021, e tem por intuito diminuir a desigualdade social, além de proporcionar melhores oportunidades à população do grande polo comercial do Brasil.

Por meio deste programa é possível receber inúmeros benefícios, focados em auxílios financeiros, inclusão no mercado de trabalho e até mesmo apoio ao empreendedorismo.

Bolsa do Povo
BOLSA DO POVO Veja todos os benefícios

Cada um destes benefícios conta com requisitos e funcionamento próprios, de modo que o público acaba sendo variado.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é o programa Bolsa do Povo?

Quando se fala em programas sociais, muitas vezes as pessoas acreditam que apenas o Governo Federal fornece auxílios importantes à população.

Mas, o Bolsa do Povo surgiu em 2021 justamente para mudar essa visão, visto que reúne diversos benefícios direcionados à população do Estado de São Paulo.

Portanto, diferentemente do que se acredita, o Bolsa do Povo não é um benefício em si, e sim um programa que administra diversos benefícios.

Dentre os benefícios disponíveis, temos opções voltadas à garantia de renda mínima, moradia, incentivo ao emprego, empreendedorismo e até mesmo auxílio para famílias monoparentais.

Sendo assim, se você reside no Estado de São Paulo e enfrenta situação de vulnerabilidade social e/ou financeira, saiba que é bem provável que tenha direito a alguns destes benefícios.

Saiba quem tem direito 

Conforme explicamos, o Bolsa do Povo, na verdade, é um programa responsável pela administração de mais de 10 benefícios voltados à população do Estado de São Paulo.

Além disso, vimos também que dentre os benefícios disponíveis, estes são voltados para públicos diversos, incluindo até mesmo incentivo ao esporte.

Por isso, os requisitos para cada um dos programas são específicos, e são definidos de acordo com o público-alvo da iniciativa.

No entanto, existe um requisito básico para todos os benefícios, que é: a família ou solicitante individual deve possuir cadastro atualizado no CadÚnico.

Portanto, se deseja participar, o primeiro passo é garantir esse cadastro.

Veja como se cadastrar no Bolsa do Povo

O primeiro passo para se cadastrar no programa Bolsa do Povo é verificar se você atende aos requisitos do benefício em questão.

Isso porque, conforme explicamos, os requisitos de cada iniciativa são diferentes, de modo que você pode ter direito a uma, e não ter a outra, assim como pode ter direito a participar de mais de uma.

Por isso, verifique detalhadamente no site do Bolsa do Povo quais os requisitos para participar de cada um dos programas.

Isso feito, agende horário no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade, a fim de realizar a inscrição no Cadastro Único.

Após fazer a inscrição, solicite ao atendente a inclusão nos programas que possui direito, e aguarde pelo resultado da análise, feita por meio do sistema.

Caso o seu pedido seja aceito, você será informado pelo CRAS acerca dos demais passos para recebimento dos benefícios.

Por fim, agora que sabe como este programa funciona, o que acha de conhecer mais detalhes, a fim de se tornar um beneficiário?