Como consultar carteira de trabalho online?

Por: Ivan 9 de dezembro de 2022

Você sabia que tem como consultar carteira de trabalho online? Vem saber mais sobre essa técnica que promete facilitar a vida de milhões de brasileiros!

Anúncios

Todo mundo sabe que a tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas. E essa movimentação beneficia diversas áreas da nossa vida, indo desde o entretenimento – através dos diversos jogos, plataformas de streaming e redes sociais – até áreas mais ‘sérias’ e que acabam facilitando a nossa vida em diversos aspectos.

Entre os exemplos recentes das facilidades que o avanço da tecnologia nos trouxe foi o uso de aplicativo Conecte SUS – que nos permite ter os comprovantes de vacinação das doses de COVID-19 direto no celular para usar sempre que necessário – e o E-Título, um recurso que facilitou a vida de milhões de eleitores na hora de ir até as urnas para exercer o poder da cidadania durante a última eleição.

Além desses exemplos para o cidadão brasileiro citados aqui, uma nova opção vem sendo cada vez mais utilizada em todo o Brasil. E diferente do Conecte SUS e o E-Título – que são aplicativos para usos mais sazonais e em datas específicas – esse é uma opção que pode ser mais usada durante o dia a dia: a possibilidade de consultar a carteira de trabalho online.

Você já sabe como essa opção funciona e quais são os principais benefícios de utilizar esse recurso? Se você ainda não está por dentro, essa é a oportunidade perfeita para se atualizar sobre a maneira – ou as maneiras – de consultar carteira de trabalho online.

Quais são os principais benefícios de consultar carteira de trabalho online?

Antes de falarmos das maneiras de consultar esse documento, vamos falar um pouco mais sobre as principais vantagens de usar esse recurso.

Praticidade

Um dos principais motivos de consultar a sua carteira de trabalho online é a praticidade que isso traz. 

E isso traz praticidade até mesmo na hora de ser contratado(a) por uma empresa já que não é necessário estar com a carteira física para registrar um funcionário.

Todo o processo de contratação e demissão pode ser feito sem necessidade da carteira física.

Facilidade para dar entrada em benefícios do governo

Outro grande benefício da carteira de trabalho online é que com ela você consegue dar entrada em benefícios como PIS e Seguro desemprego.

Antigamente, era preciso ir até uma Casa do Cidadão e pegar uma fila imensa para conseguir dar entrada nesses benefícios.

Hoje, em menos de cinco minutos você consegue dar entrada pelo aplicativo ou pelo site da caixa econômica.

Maior aproveitamento de vagas disponíveis no mercado

Com a carteira de trabalho em forma online, os seus dados ficam integrados na base de dados do ministério da economia.

Com isso, é muito mais fácil saber quantas pessoas estão desempregadas e quantas pessoas estão disponíveis para determinadas vagas.

Com a criação da carteira de trabalho online, o governo consegue criar mais programas focados em pessoas que estão desempregadas.

Não precisa se preocupar em achar sua carteira de trabalho sempre que precisar

Outro grande benefício que parece bobo, mas não é, é que não precisamos achar nossa carteira de trabalho quando precisarmos.

Quem nunca precisou da carteira de trabalho e procurou por horas até achar nas pastas de documentos ou até mesmo teve que emitir uma segunda via, não é mesmo?

Com a carteira de trabalho digital, você não tem mais essa preocupação e terá sempre seus dados em mãos.

Como consultar carteira de trabalho online?

Agora que você já está por dentro de quais são os principais benefícios de se atualizar e usar a tecnologia na hora de acessar um documento tão importante quanto a carteira de trabalho, chegou a hora de entrarmos no tema principal desse conteúdo.

A seguir, você vai descobrir duas maneiras diferentes de consultar a carteira de trabalho online para quem quer otimizar o seu próprio tempo e adotar essas maneiras para o seu dia a dia: no site Gov.br, pelo celular no aplicativo da CTPS (Android e iOS).

Como consultar carteira de trabalho online pelo aplicativo

Como já mencionamos aqui, a onda dos aplicativos veio para ficar! E isso também inclui um aplicativo exclusivo para quem quer consultar as informações da carteira de trabalho online e direto pelo seu celular.

Disponível tanto para aparelhos com sistema operacional Android e iOS, consultar a sua carteira de trabalho através desse app é uma missão bem simples e fácil!

Primeiramente, você vai instalar e abrir o aplicativo no seu smartphone;

Em seguida, você vai tocar na opção “Entrar;

Após isso, você vai fazer o login com seu CPF e senha. Nesse caso, a senha utilizada no app é a mesma que utilizada no site Gov.br;

Por fim, você poderá encontrar seu CPF no topo da tela, ou seja, o novo número da CTPS Digital.

Como consultar carteira de trabalho online pelo site Gov.br

Não é muito dos aplicativos e prefere acessar usando o computador? Não tem problema!

A seguir, vamos te mostrar como consultar a carteira de trabalho online diretamente pelo site Gov.br.

Apesar dessa opção não incluir o uso do aplicativo, pode-se dizer que ela é quase tão rápida quanto a primeira opção que você acabou de conhecer.

O primeiro passo é acessar o portal Emprega Brasil. Lá, você vai clicar em “Entrar com Gov.br”;

Na tela seguinte, você vai fazer o login na sua conta com o CPF e senha;

O próximo passo é clicar na opção “Carteira de Trabalho Digital”;

E por fim, no campo “Dados Pessoais” que vai aparecer na tela, você poderá ver o número da sua CTPS, que deverá ser o mesmo do seu CPF.

Para quem não tem um contato tão próximo com a internet e a tecnologia em geral, esse recurso pode até não parecer ser algo tão interessante. 

Mas a possibilidade de conseguir acessar mais facilmente as informações da carteira de trabalho sem precisar ficar andando para lá e para cá com a sua carteira já é um ótimo atrativo. 

Tanto que essa vem se tornando uma opção cada vez mais utilizada pelos brasileiros.

Conclusão

Como deu para perceber, a tecnologia é uma excelente aliada para os trabalhadores de plantão.

E com essas opções que mostramos para você ao longo do texto, a vida e a rotina do cidadão brasileiro tem tudo para ser mais facilitada, já que é possível acessar as informações contidas na carteira de trabalho de onde e quando quiser. 

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você também deveria ler Aplicativos do Governo – 4 opções incríveis que funciona para todos!