Como cortar gastos desnecessários: Confira 5 dicas

Ter um dinheirinho extra no final do mês é uma maravilha, né? Que tal descobrir então 5 dicas para cortar os gastos desnecessários do seu mês e conseguir juntar aquela economia que você tem tentado?

Anúncios

Se tem uma coisa que a gente sempre tenta, mas quase nunca temos sucesso é na hora de economizar aquele dinheiro para comprarmos uma coisa que queremos a muito tempo, ou mesmo em fazer aquela poupança para guardar um dinheiro para emergências ou para usar nas férias de final de ano, não é mesmo?

E muitas vezes até tentamos muito economizar em um mês ou outro, mas não vemos o dinheiro sobrar no final do mês e não sabemos o que podemos fazer para que isso seja feito de forma efetiva.

Muitas vezes uma forma boa de economizar dinheiro é cortando gastos desnecessários que temos em nosso dia a dia, mas vem aquela grande pergunta: quais são os gastos desnecessários e como eu posso fazer esse corte?

Parece uma bobagem e algo super fácil identificar quais são os gastos do nosso mês que não são de fato uma necessidade, mas é mais difícil do que podemos imaginar, pois muitas vezes vemos algo como uma necessidade quanto não é.

Então, no decorrer do texto de hoje iremos dar algumas dicas de como você pode identificar os seus gastos desnecessários e também iremos falar em como você pode fazer um corte nesses gastos para começar a guardar dinheiro e poder usar naquela coisa que você está querendo há muito tempo, mas não tem sobrado. Vamos lá?

O que são gastos desnecessários?

Para começar, é importante que você saiba o que são os gastos desnecessários e entender que muitas vezes sentimos que algo é uma necessidade até percebemos que, na verdade, não é.

Temos que ter em mente também que na hora de começar a fazer economias, não é necessário fazer todos os cortes de uma só vez, então você pode ir fazendo tudo aos poucos, pois é mais fácil de conseguir se sair bem fazendo dessa forma.

As compras desnecessárias nada mais são do que aquela compra que caso não fosse feita, não mudariam em nada na nossa qualidade de vida, e que muitas vezes acabam pegando um pedaço do seu financeiro que estava destinado a algo que realmente faz a diferença na sua qualidade de vida.

Então, sempre pare e pense sobre o que você gasta no mês e caso você não gaste com aquilo no próximo mês, qual dano aquilo traria para sua vida. Você conseguiria viver normalmente sem aquilo? Se a resposta for sim, esse é um gasto desnecessário.

É importante que você também pense de forma sincera e seja honesto com você mesmo, pois se você continuar se enganando dizendo que aquilo é necessário para sua vida quando não é, você não conseguirá fazer a economia que você precisa.

Muitas vezes, você pode também ver aquele gasto que não é tanto e que pode parecer não fazer nenhuma diferença no orçamento final, mas quando juntamos vários desses pequenos gastos, você vai notar que dá um valor alto e que isso faz muita diferença.

Como identificar gastos desnecessários?

Como cortar gastos desnecessários: Confira 5 dicas | Reprodução: Shutterstock

Os gastos desnecessários, muitas vezes são coisas que estamos acostumados no nosso dia a dia e nem nos damos conta, como por exemplo aquela pizza de sábado ou aquele docinho após o almoço ou mesmo aquela camiseta que você comprou mesmo tendo outras 10 camisetas em casa.

Não se preocupe, porque esses são hábitos de muita gente e é quase impossível encontrar alguém que não os tenha e está tudo bem caso você tenha um ou outro, mas se atente para esses gastos não se juntarem em um valor muito alto no final.

Alguns gastos desnecessários que temos nosso dia a dia podem incluir: produtos que compramos em promoção apenas por estarem em promoção e não porque precisamos, roupas que não estamos precisando (pois já temos várias em casa), canais a cabo, serviços de streaming (você pode selecionar os que mais usa), acessórios para celular e fast foods.

Para identificar um gasto desnecessário você pode parar e pensar: se eu não comprasse isso, algo mudaria? Eu realmente preciso disso ou eu tenho uma outra forma de suprir isso sem gastar?

Essas reflexões nos ajudam a chegar nas respostas que precisamos.

5 dicas para evitar gastos desnecessários 

Como cortar gastos desnecessários: Confira 5 dicas | Reprodução: Blog da Sofie

Agora que você já sabe quais são os gastos desnecessários que você tem, aqui vão 5 dicas para você poder fazer um corte de gastos e começar a economizar.

Faça uma lista do seus gastos essenciais

O primeiro passo é você sentar e fazer uma lista de todos os seus gastos essenciais, que são luz, água, condomínio, gás, mercado, gasolina ou meio de transporte, aluguel e outras coisas que você não pode deixar para trás. O que não entra nessa lista já é algo não tão necessário.

Depois que você tiver tudo isso anotado, veja qual é o seu ganho mensal e veja se é o suficiente para suprir isso e quanto é o valor que sobra por mês. Dê prioridade para essas contas.

Cancele o que não tem uso

Muitas vezes, assinamos diversos planos de streaming, além de planos de TV a cabo e planos de internet, então veja o que você realmente usa e cancele os que você não usa ou tente dividir com amigos e familiares para que o valor mensal seja um pouco menor, pois qualquer corte já ajuda.

Cozinhar é o melhor caminho

Muitas vezes deixamos de cozinhar para pedir comida, mesmo tendo os ingredientes em casa para cozinhar, então tente escolher apenas dois dias no mês para pedir algo de fora e opte por cozinhar nos demais dias, pois isso te trará uma boa economia mensal.

Deixe o Uber para momentos de necessidade

Muitas vezes tratamos o Uber e os aplicativos de corrida como nosso amigo, mas na verdade, podemos economizar um bom dinheiro se deixássemos apenas para momentos de real necessidade.

Momentos como um atraso para ir trabalhar, um horário que já está mais tarde e que seja perigoso sair à noite ou mesmo para lugares mais longes. Para o dia a dia, tente usar meios de transporte mais baratos como metrô e ônibus.

Escolha o seu mimo

Faça uma lista de todos os gastos desnecessários que você tem durante o mês e tente escolher apenas um ou dois para manter e corte os demais, pois dessa forma o corte não é tão bruto e não te deixará tão mal. 

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Podcasts sobre finanças: conheça 5 indicações

Trends