Como se tornar fluente em inglês em 1 ano? Confira as 10 melhores dicas

Quer aprender uma nova língua de forma rápida? Confira nossas dicas de como se tornar fluente em inglês em 1 ano e conquistar novas oportunidades!

Anúncios

Você já sonhou em se comunicar fluentemente em inglês, conquistar oportunidades de trabalho internacionais ou viajar pelo mundo sem preocupações linguísticas? Bem, você não está sozinho!

A jornada para a fluência em inglês pode parecer desafiadora, mas com determinação e um plano bem estruturado, é totalmente possível. E se o seu objetivo é aprender inglês e se tornar fluente na língua mais falada do mundo, esse texto foi criado pensando em você!

Neste texto, vamos explorar um roteiro prático e cheio de dicas para ajudar você a alcançar a fluência em inglês em apenas um ano. Prepare-se para uma aventura emocionante e, claro, para expandir seu horizonte linguístico. Vamos começar!

Como se tornar fluente em inglês em 1 ano? Confira as 10 melhores dicas

Como se tornar fluente em inglês em 1 ano? Confira as 10 melhores dicas
Como se tornar fluente em inglês em 1 ano? Confira as 10 melhores dicas | Reprodução: Cultura Inglesa

O que você consegue fazer em um ano? Que tal tirar os próximos 365 dias para aperfeiçoar os seus conhecimentos e aprender a falar inglês?

A seguir, listamos ótimas dicas de como se tornar fluente em inglês em 1 ano para você colocar em prática, embasar melhor seu aprendizado e arrasar no idioma!

Comprometa-se com o aprendizado diário

O pilar principal para quem quer saber como se tornar fluente em inglês em 1 ano é o comprometimento com o seu próprio aprendizado!

Além disso, a consistência é essencial ao aprender um novo idioma. Para isso, reserve um tempo específico todos os dias para estudar, mesmo que seja apenas meia hora. Mantenha um horário regular para criar um hábito sólido.

Defina metas claras

Já sabemos que a sua meta principal é uma só: se tornar fluente em inglês em 1 ano. Mas e as metas que te ajudarão a chegar lá? Saiba que é necessário levá-las em consideração!

Para isso, estabeleça metas de curto e longo prazo para o seu aprendizado de inglês. Por exemplo, uma meta de curto prazo poderia ser “aprender 10 novas palavras por semana”, enquanto uma meta de longo prazo poderia ser “escrever uma redação em inglês e com um tamanho razoável falando sobre as suas vivências em 6 meses”.

Aprenda a gramática e vocabulário usando a tecnologia a seu favor

Use livros didáticos, cursos online, aplicativos como o Duolingo ou Memrise e recursos gratuitos online, como a gramática do British Council, para aprender a estrutura gramatical e expandir seu vocabulário.

Além disso, use recursos online que oferecem lições interativas e notícias em inglês. 

Pratique a audição e a fala

A essência de um bom aprendizado também está diretamente ligada a sua constância. Por isso, a dica é: pratique sempre que possível!

Hoje em dia, estamos cercados por conteúdos em inglês, o que torna essa tarefa bem mais fácil. Você pode escutar músicas, podcasts e assistir a filmes e séries em inglês. 

Após consumir esses conteúdos, repita em voz alta o que você ouve para aprimorar sua pronúncia. E uma ótima dica é manter um caderno de expressões e frases úteis sempre por perto para anotar suas observações e aperfeiçoar seu aprendizado.

Converse com nativos ou fluentes

Outra ótima dica que deve ser colocada em prática por quem quer saber como se tornar fluente em inglês em 1 ano é conversar com pessoas nativas ou que seja fluentes no idioma.

Procure parceiros de conversação online em plataformas como Ligbe e HiNative. Participar de grupos de intercâmbio de idiomas locais é outra ótima maneira de praticar a conversação em inglês.

Experimente uma imersão total

Como se tornar fluente em inglês em 1 ano? Confira as 10 melhores dicas
Como se tornar fluente em inglês em 1 ano? Confira as 10 melhores dicas | Reprodução: EaD.com.br

Essa é uma dica que, infelizmente, não é tão acessível para todos os estudantes de inglês, mas é algo extremamente benéfico para o seu aprendizado.

Se tiver a oportunidade, considere estudar ou trabalhar em um país de língua inglesa. Viver em um ambiente onde o inglês seja a língua principal o forçará a usar o idioma no dia a dia.

Faça aulas formais

Se preferir uma abordagem mais estruturada, considere aulas em uma escola local, faculdade ou cursos online. A interação com um professor pode ser uma etapa muito importante para esclarecer eventuais dúvidas sobre o idioma.

Além das turmas tradicionais em cursos de idiomas, você também pode optar por aulas de uma professor particular. Dessa forma, o aprendizado será focado só em você!

Seja paciente e persistente

Aprender um novo idioma pode ser frustrante, e é normal cometer erros. O importante é usar esses pequenos deslizes como motivação e uma oportunidade de aprendizado e não como algo que irá te desencorajar do seu objetivo. Encare os desafios com paciência e não desista. 

Testes de proficiência

Quando você já sentir mais confiança no seu inglês, experimente fazer testes de proficiência para entender a sua evolução.

Agendar testes de proficiência, como o TOEFL ou o IELTS, pode fornecer metas concretas para trabalhar. Eles também ajudam a medir seu progresso e a identificar áreas que precisam de melhoria.

Mantenha-se atualizado

Muita gente não sabe, mas a língua inglesa – assim como todas as outras – evolui constantemente. Siga notícias e tendências atuais, leia livros contemporâneos e esteja ciente das novas palavras e gírias que estão em uso.

Conclusão

Como deu para perceber ao longo do texto, apesar de parecer uma missão impossível, com dedicação diária, estudos e força de vontade, é possível se tornar fluente em inglês em 1 ano!

E é importante destacar que, apesar do idioma usado para criar o texto de hoje seja o inglês, essas dicas podem ser colocadas em prática no processo de aprendizado de qualquer outro idioma, como espanhol, italiano, francês, alemão e por aí vai.

No entanto, lembre-se de que o aprendizado de um novo idioma é uma jornada única e pessoal. Se necessário, adapte essas dicas ao seu estilo de aprendizado e objetivos específicos. O importante é manter a motivação e continuar progredindo, mesmo que seja um processo desafiador.

Com foco e determinação, você conquistará a fluência em uma segunda língua em menos de um ano!

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também 5 aplicativos para falar com estrangeiros e treinar novos idiomas

Trends