Descarte de pilhas e baterias: como fazer corretamente?

Como você realiza o descarte de pilhas e baterias usadas? Será que está fazendo da maneira correta? Vem saber mais junto com a gente!

Anúncios

Você já deve ter se deparado com as famosas lixeiras destinadas à coleta seletiva, né? Afinal, apesar de ser uma iniciativa que sempre teve uma importância fundamental na luta em prol do meio ambiente, esse assunto nunca esteve tão em alta quanto nos últimos anos.

No entanto, apesar de abranger uma boa parte dos tipos de resíduos que descartamos diariamente, é comum vermos pessoas que ficam em dúvida em relação a como fazer o descarte de outros itens. E, por falta de conhecimento, acabam descartando de uma forma que não é a correta.

E em meio a todos os itens que costumam gerar dúvidas em relação ao descarte correto, dois merecem destaque: pilhas e baterias usadas.

Afinal, existe uma forma correta de fazer o descarte de pilhas e baterias? E se sim, qual a melhor forma de fazer sem prejudicar o meio ambiente?

Ao longo do texto, vamos entender juntos qual é a destinação correta para esse tipo de material. Além disso, também vamos descobrir quais são os efeitos do descarte incorreto de pilhas e baterias na natureza e os motivos pelos quais a prática deve ser evitada sempre.

Quais são os perigos de fazer o descarte de pilhas e baterias usadas incorretamente? Entenda os efeitos negativos que a prática pode causar

Descarte de pilhas e baterias: como fazer corretamente?
Descarte de pilhas e baterias: como fazer corretamente? | Reprodução: Decor Fácil

Todo mundo tem uma bateria velha em casa ou aquelas pilhas usadas de um controle remoto que você não usa mais, né? Apesar de serem itens que fazem parte do nosso dia a dia, muita gente não sabe como descartá-los de forma correta. E essa simples ação pode colocar o nosso meio ambiente em perigo.

E você sabia que, além de fazer mal para a natureza, esse tipo de descarte pode afetar negativamente a nossa saúde E nós vamos te explicar os motivos.

Poluição do solo

Essa é, sem dúvidas, a maior ameaça que o descarte de pilhas e baterias pode trazer para o meio ambiente.

pilhas descartadas inadequadamente podem conter produtos químicos, como pesticidas, herbicidas ou resíduos de jardinagem, que podem contaminar o solo.

Já as baterias contêm metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio, que, quando liberados no solo, podem ser absorvidos por plantas, causando contaminação do solo e das espécies que vivem ali.

Poluição da água

Outro perigo que o descarte de pilhas e baterias oferece é em relação a poluição da água.

Dependendo da forma como você descarta esses itens, eles têm grandes chances de ir parar em locais onde há água, como rios, mares e até mesmo lençóis freáticos. Além disso, quando a chuva ou a irrigação lavam substâncias químicas de pilhas descartadas, esses produtos químicos podem escorrer para rios, lagos e aquíferos subterrâneos, poluindo a água.

E as baterias descartadas inadequadamente em aterros sanitários podem liberar metais tóxicos na água subterrânea, tornando-a imprópria para consumo humano e prejudicando a vida aquática.

Danos à vida selvagem

A ingestão acidental de pilhas ou resíduos de jardinagem por animais, como pássaros, mamíferos e insetos, pode levar à asfixia, envenenamento ou lesões graves.

Já as baterias podem ser ingeridas por animais curiosos, causando lesões internas e intoxicação.

Emissões de gases tóxicos

As baterias de íon-lítio, por exemplo, podem pegar fogo quando danificadas, causando a liberação de produtos químicos tóxicos, fumaça e gases nocivos para o ambiente e a saúde humana.

A incineração inadequada de baterias pode resultar em emissões de poluentes atmosféricos perigosos.

Risco de incêndio

Baterias em curto-circuito ou danificadas podem gerar calor e iniciar incêndios em locais de descarte inadequado, como aterros sanitários e estações de reciclagem.

Incêndios resultantes do descarte inadequado de baterias podem ser difíceis de controlar e causar danos significativos.

Dificuldade de reciclagem

Além da questão do meio ambiente em si, o descarte de pilhas e baterias também pode dificultar a vida das pessoas que trabalham em cooperativas e empresas focadas na reciclagem de resíduos.

Tanto pilhas quanto baterias contêm materiais valiosos que podem ser recuperados e reutilizados. O descarte incorreto desperdiça recursos naturais e energia.

A reciclagem adequada ajuda a reduzir a demanda por novos recursos e a minimizar o impacto ambiental da extração e produção.

Exposição a produtos químicos perigosos

Manusear pilhas que contêm produtos químicos sem proteção adequada pode causar irritações na pele, alergias ou outros problemas de saúde.

A exposição direta a metais pesados em baterias, como chumbo, pode ser tóxica para os seres humanos, causando envenenamento por metais pesados com sintomas graves, como danos ao sistema nervoso e renal.

Como fazer o descarte de pilhas e baterias de maneira correta?

Descarte de pilhas e baterias: como fazer corretamente?
Descarte de pilhas e baterias: como fazer corretamente? | Reprodução: Pensamento Verde

Agora que você já entendeu melhor como o descarte incorreto de pilhas e baterias pode afetar negativamente o nosso planeta, chegou a hora de falarmos sobre como fazer o descarte corretamente.

Separe esses itens dos resíduos comuns e armazene-os corretamente.

Antes de mais nada, é essencial que você separe esses itens dos demais resíduos, seja na sua casa ou no trabalho.

Além disso, o indicado é armazená-los em uma embalagem seca, bem ventilada e que não receba a luz solar diretamente.

Dê a devida destinação a esses materiais

Depois de armazená-los, chegou a hora de descartar. E aqui, você pode seguir dois caminhos.

Um deles é entregar os materiais usado para estabelecimentos que vendem ou até mesmo assistências técnicas autorizadas para que elas repassem os itens para fabricantes ou importadoras descartarem devidamente ou, em alguns casos, reciclá-las.

Já o outro caminho é um pouco mais acessível e, por isso, é o mais comum: entregar esses itens em um posto de coleta de materiais como esses. Também conhecidos como lixos eletrônicos, a grande maioria das cidades oferece pontos em locais públicos destinados especificamente para a coleta desses itens, facilitando o processo de armazenamento e possibilitando que os interessados façam o descarte de maneira correta e sem comprometer a saúde do nosso planeta.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Compras de supermercado online: confira dicas de como fazer as suas

Trends