Eclipse solar em outubro: saiba tudo sobre o evento

Teremos um eclipse solar em outubro! Quer saber mais sobre esse evento fascinante e bem raro? Então confira o conteúdo que preparamos para você!

Anúncios

Eclipses solares são sempre motivo de alvoroço entre a população, pois é um evento que quase nunca conseguimos ver do Brasil, então que tal descobrir tudo sobre o eclipse solar que acontecerá esse mês?

Você já deve ter ouvido falar sobre eclipses, né? É muito comum que esse seja um tópico que vez ou outra está nas matérias de jornal e percorrendo as mídias sociais.

Esses eventos não são tão incomuns, apesar de alguns só acontecerem de anos em anos, existem muitos tipos de eclipses, sejam lunares ou solares, então é muito comum que pelo menos uma vez por ano algum dê as caras.

Isso acontece também com os eclipses solares que costumam aparecer uma vez ao ano, porém pela posição que o eclipse se encontra, muitas vezes ele não é visível para quem está no Brasil.

Mas, se você acompanha as notícias ou gosta desse assunto deve ter ouvido falar que nesse mês de Outubro teremos um eclipse solar e que será possível vê-lo aqui do Brasil, não é mesmo?

E é sobre isso que falaremos no texto de hoje. No decorrer dele você irá saber um pouco mais sobre o que é um eclipse solar e também descobrirá tudo que precisa para esse evento único.

Vamos lá?

O que é um eclipse solar?

Eclipse solar em outubro: saiba tudo sobre o evento
Eclipse solar em outubro: saiba tudo sobre o evento | Reprodução: Jornal da Paraíba

Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua, em sua órbita ao redor da Terra, passa entre o Sol e a Terra, bloqueando total ou parcialmente a luz solar. 

Esse alinhamento dos três corpos celestes cria uma sombra que é projetada na superfície da Terra, obscurecendo temporariamente parte ou a totalidade da luz solar em determinadas regiões do planeta.

Existem três tipos principais de eclipses solares:

Eclipse solar total

A Lua cobre completamente o sol, resultando em uma escuridão total durante o período máximo do eclipse em determinadas áreas da Terra. Esse é o tipo mais espetacular de eclipse solar.

Eclipse solar parcial

A Lua cobre apenas uma parte do Sol, deixando uma porção do disco solar visível, então apesar de escurecer uma parte da Terra, não fica inteiramente escura.

Eclipse solar anular

Quando a Lua está mais distante da Terra em sua órbita elíptica, parece menor no céu. Nesse caso, ela não cobre completamente o Sol, deixando um anel de luz solar visível ao redor da Lua.

Os eclipses solares ocorrem em média de 15 a 18 meses, mas podem variar em frequência devido às órbitas elípticas da Terra e da Lua. 

Observar um eclipse solar é um evento emocionante para astrônomos e entusiastas, oferecendo insights sobre a dinâmica dos corpos celestes e a precisão dos movimentos orbitais no nosso sistema solar.

Tudo que você precisa saber sobre o eclipse solar de Outubro

Eclipse solar em outubro: saiba tudo sobre o evento
Eclipse solar em outubro: saiba tudo sobre o evento | Reprodução: Internet

E agora está na hora de você saber tudo sobre esse evento único que acontecerá em alguns dias.

Quando acontecerá?

Se você é um dos amantes da astrologia ou só gosta de observar fenômenos maravilhosos da natureza, deve estar se perguntando quando o evento irá acontecer.

O Eclipse acontecerá no dia 14 de Outubro, num sábado. O eclipse poderá ser observado de todo o Brasil, o que é outro fenômeno, já que não é muito comum que isso aconteça e só acontecerá de novo em 2028.

Qual horário?

O Eclipse irá acontecer por volta de 16h nas regiões Sul e Sudeste e por volta de 14h em algumas regiões do Norte e do Nordeste, mas uma curiosidade interessante é que apesar de ser um eclipse que poderá ser visto de todo o país, apenas o Norte e Nordeste terão uma visão total dele.

Nas outras regiões do país, a visão do eclipse será parcial, mas não deixa de ser um grande fenômeno para se observar, não é mesmo?

Como posso observar o eclipse?

Todos sabemos que os eclipse solares são eventos raros e muitas vezes emocionantes de se observar, mas é importante que você tome alguns cuidados para o observar.

Olhar para o sol a olho nu pode ser prejudicial à visão, um dos motivos que usamos óculos de sol quando estamos em ambientes com sol forte e para observar o eclipse também é importante que você esteja observando com equipamentos de segurança.

Você pode escolher filtros de proteção, proteção de soldador ou até mesmo óculos de sol que contenham proteção UV elevada.

O eclipse será parcial, total ou anular?

Ali em cima falamos um pouco mais sobre os diferentes tipos de eclipses, então qual é o tipo de eclipse que irá acontecer no dia 14?

O eclipse será o anular, ou seja: o sol não será completamente coberto, mas boa parte será e deixará anéis laterais à vista, formando um lindo círculo de fogo no céu, e essa é com certeza uma experiência que você irá gostar de ter.

Quais outros fenômenos da natureza existem?

Se você gostou desse conteúdo, deve estar se perguntando se existem outros fenômenos da natureza assim e sim, existem. Separamos mais 5 para você conhecer.

Auroras

As auroras, também conhecidas como auroras boreais no hemisfério norte e auroras austrais no hemisfério sul, são fenômenos luminosos que ocorrem nas regiões polares e são causadas pela interação das partículas carregadas do vento solar com a atmosfera da Terra, produzindo belas luzes coloridas no céu.

Cometas

Os cometas são corpos celestes compostos principalmente de gelo, poeira e rochas. Eles viajam pelo espaço e, quando se aproximam do Sol, o calor faz com que liberem gases, criando uma luminosa cabeleira e, às vezes, uma cauda brilhante. A passagem de cometas pela Terra é um espetáculo astronômico admirado ao longo da história.

Arco-íris

O arco-íris é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz do Sol é refratada e refletida nas gotículas de água presentes na atmosfera. Isso cria um espectro de cores no céu, formando um arco multicolorido.

Erupções Vulcânicas

As erupções vulcânicas são eventos naturais explosivos que ocorrem quando o magma, gases e partículas sólidas são liberados de um vulcão. Essas erupções podem gerar espetaculares paisagens de fumaça, cinzas e lava, impactando tanto o ambiente local quanto o clima global.

Ciclo das Marés

Esse é um fenômeno causado principalmente pela atração gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol. A força gravitacional da Lua exerce uma influência significativa nas águas dos oceanos, criando marés altas e baixas. Esse ciclo ocorre aproximadamente a cada 12 horas e 25 minutos, variando de acordo com a fase lunar e a posição do Sol.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Bumble BFF: saiba mais sobre o aplicativo de amizade

Trends