Instagram hackeado: o que fazer para tentar recuperar a conta?

Uma das principais dores de cabeça envolvendo as redes sociais é ter o Instagram hackeado. Você sabe como proceder nesse tipo de situação? 

Anúncios

Ainda que a maioria de nós ainda costume associar a ação de um hacker a algo mais distante de nós, a situação não é bem assim.

Houve um tempo em que os famosos hackeamentos eram muito associados aos famosos, já que os hackers tinham como principal objetivo invadir a privacidade dessas pessoas em busca de conteúdos comprometedores visando obter algum tipo de retorno financeiro, já que eles sempre foram associados a golpes.

Mas isso já mudou faz tempo e, atualmente, qualquer um de nós pode se tornar vítima da ação dessas pessoas mal intencionadas. E, infelizmente, esse tipo de ação vem se tornando cada vez mais comum.

E como o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, é claro que ela se tornou o principal alvo da ação dessas pessoas.

Mas afinal, como proceder ao ter o seu Instagram hackeado? Será que é possível recuperar a conta? E se sim, como proceder nesse tipo de situação?

É o que vamos descobrir ao longo do conteúdo de hoje. Aqui, vamos explorar melhor quais são as melhores maneiras de agir ao passar por esse tipo de situação e evitar ser mais uma vítima desse tipo de crime cibernético que vem assombrando uma parcela cada vez maior da população.

# para reels no instagram
INSTAGRAM
CONTINUAR

Como um Instagram pode ser hackeado?

Hoje em dia infelizmente existem muitas formas de ser hackeado no Instagram. Por mais que existam algumas práticas que podem te ajudar a evitar uma situação como essa.

Mas como um Instagram pode ser hackeado? 

Entre as práticas mais usuais, a mais popular é o envio de links através das próprias redes sociais.

Os hackers enviam mensagens com prêmios, sorteios e coisas do tipo para tentar atrair a atenção dos usuários.

E quando a pessoa desavisada clica no link achando que irá obter algum tipo de vantagem, o seu perfil do Instagram – e, dependendo do caso, até mesmo do WhatsApp – é hackeado e acaba caindo nas mãos dos criminosos. E a partir desse momento eles podem aplicar diversos tipos de golpes entre os seus seguidores ou contatos.

O que fazer para tentar recuperar a conta de um Instagram hackeado?

Vamos imaginar que você está passando por essa situação pra lá de desagradável e quer resolvê-la da melhor maneira possível. O que fazer para tentar recuperar um Instagram hackeado?

O primeiro passo é trocar a sua senha caso você ainda tenha acesso a ela. Dessa forma, o invasor será deslogado.

Mas caso contrário, existem algumas medidas a se tomar.

Como já mencionamos aqui, essa situação caracteriza um crime cibernético. Por isso, o ideal é que você realize um boletim de ocorrência o mais rápido possível.

Dessa forma, você irá se prevenir quanto ao uso do seu nome e/ou imagem na aplicação de eventuais golpes que esse hacker pode vir a cometer.

Na hora de recuperar a conta, você pode usar a função Esqueceu sua senha. Depois disso, é só usar o seu email cadastrado para tentar recuperar.

Agora, caso você não tenha acesso a esse email, você poderá entrar em contato direto com o suporte do Instagram para explicar a sua situação e obter o auxílio que deseja.

Esse recurso pode exigir que você forneça algumas informações sobre você e o seu perfil. Mas, na maioria dos casos, o processo de análise do Instagram é eficaz e você conseguirá recuperar sua conta.

# para reels no instagram
INSTAGRAM
CONTINUAR

Dicas para aumentar a segurança da sua conta e evitar ter o Instagram hackeado

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que fazer em casos de hackeamento da sua conta, nós achamos interessante compartilhar algumas dicas que podem te ajudar a aumentar a segurança da sua conta – e da sua vida online de maneira geral – para que você não se torne uma presa fácil para esses criminosos e evite que o seu Instagram seja hackeado.

Invista em uma senha forte e difícil de acertar

Essa até pode parecer uma dica meio boba, mas acredite, essa é uma etapa importantíssima para quem não quer que seu Instagram seja hackeado.

Investir em uma senha forte é um ponto importante na hora de manter a sua vida digital em segurança.

Por isso, por mais que seja mais fácil de lembrar senhas que são datas de nascimento, por exemplo, elas também são mais fáceis de serem descobertas por pessoas mal intencionadas.

O ideal é escolher uma senha que tenha letras maiúsculas e minúsculas, números e até mesmo caracteres especiais, como @,$,# e por aí vai.

Use um email seguro para o seu Instagram

Outra etapa importante na saga para evitar que o seu Instagram seja hackeado é escolher um email seguro para configurar a sua conta.

Além de ajudar a minimizar as chances de você ser hackeado, essa prática te ajudará a lidar melhor com uma eventual situação de hackeamento, já que você terá um acesso mais rápido à sua conta.

Utilize a autenticação de dois fatores

Pensando em minimizar as chances de alguém acabar invadindo as redes dos usuários, o Instagram também já adotou algumas práticas e atualizações para melhorar a segurança na rede. 

E essa atualização é a autenticação de dois fatores. Essa ferramenta garante que todo login precise de uma senha temporária além da sua senha normal.

E o melhor é que você pode escolher a forma como essa autenticação pode ser feita. Pode ser através de SMS direto no seu celular, um email de confiança e por aí vai.

Para ativar essa função na sua conta, é só acessar as Configurações do Instagram direto pelo aplicativo e buscar a opção Autenticação de dois fatores.

Não dê o acesso ao seu Instagram em outros aplicativos

Hoje em dia, existem alguns aplicativos – como aplicativos de edições de fotos, por exemplo – que, na hora que você está logando ou criando uma conta nele, eles podem pedir o acesso ao seu Intagram

Por isso, na hora que você de deparar com esse tipo de solicitação de um desses aplicativos, desconfie. E se quiser mesmo liberar o acesso a sua conta, pesquise bem para saber se o aplicativo em questão é realmente de confiança.

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite para ler também A lista de celulares que vão ficar sem WhatsApp esse ano

Trends