O que é Inteligência Artificial e qual sua função na web?

Você está por dentro da importância da Inteligência Artificial e qual a sua função na web? Vem saber mais sobre o tema!

Anúncios

A inteligência artificial tem sido inserida cada dia mais na nossa comunidade, pois mesmo que nós não percebamos, a inteligência artificial está incluída no nosso dia a dia.

Alguns exemplos de Inteligência artificial são os painéis de propaganda digitais, o GPS que usamos para nos locomover e a tão amada Alexa.

E, recentemente, um aplicativo vem colocando a Inteligência Artificial em evidência. Com o aplicativo Lensa, é possível criar retratos exclusivos usando o recurso e postar diversas fotos lindas nas suas redes sociais.

Mas será que você está por dentro do que é e qual a função da tecnologia na web? Vem descobrir com a gente!

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial, conhecida também por IA ou AI (artificial intelligence), resumidamente é um mecanismo virtual que pode fazer tarefas que antes eram de inteligência humana.

A tecnologia está cada dia mais avançada e cada dia mais notamos a presença de robôs, equipamentos eletrônicos ou apps que conseguem resolver problemas, não é verdade?

Esses problemas antes só seriam resolvidos com a presença humana, como por exemplo, quando você entra no sistema virtual do seu banco e vai resolvendo seus problemas com um robô.

É claro que ainda há possibilidade de ser passado para um atendente real para continuar seu atendimento, mas muitas vezes você consegue finalizar seu problema já ali.

A Inteligência artificial está muito entrelaçada à capacidade de pensamento extremamente avançado juntamente com a análise de dados daquele dispositivo.

Mas caso você esteja pensando que a inteligência artificial veio para substituir humanos no trabalho, como muitos dizem por aí, isso não é real.

A inteligência artificial serve para ajudar a humanidade a alcançar melhorias e também para diminuir a demanda do trabalho humano.

Inclusive, IA pode ajudar muitas empresas em questões de desenvolvimento e produtividade, inclusive muitas cresceram a ponto de dobrar números após implementar o sistema. 

Pois ao automatizar tarefas que antes eram feitas por um funcionário, você consegue remanejar seus funcionários para uma que não é possível ser feita por uma AI.

Outra boa coisa em contar com a ajuda de AI em sua empresa é que ela pode alcançar níveis extraordinários que a mente humana ainda não é capaz, ou não com tanta facilidade.

Os principais pontos trabalhados dentro de uma Inteligência artificial é detectar e entender problemas dos seus consumidores, além de gerar respostas rápidas e eficazes.

Qual é a função da Inteligência Artificial na web?

A inteligência artificial se tornou extremamente importante nos últimos anos, mas por que?

Quando se tem um sistema capaz de coletar milhões de dados por minuto e encontrar problemas, talvez indetectáveis a olhos humanos, nós temos uma mina de ouro em mãos.

Sem a presença de inteligência artificial seria muito difícil para as grandes empresas serem tão eficientes como são hoje.

Vamos supor que você tenha um problema no seu cartão de crédito e entre na webpage do seu banco para tentar resolver seu problema.

Você ativa o chat que provavelmente será iniciado com uma inteligência artificial e ela tentará identificar e resolver o seu problema.

Agora imagine quanto tempo pode demorar para uma pessoa revisar cada coisa e achar onde está o seu problema e achar a solução mais adequada para ele.

Com a inteligência artificial, todos os dados são processados em minutos e pode ser muito mais fácil e eficaz.

Por isso, a inteligência artificial se tornou tão importante no mundo online e a tendência é que aumente ainda mais.

Conheça 5 tipos de Inteligência Artificial que estão presentes no nosso dia a dia e podem ser muito úteis

Vem conhecer como a Inteligência Artificial e como esse recurso está presente na nossa vida!

GPS

É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha usado GPS na vida, não é verdade?

Uma das melhores invenções já vistas, o GPS é capaz de nos direcionar até o endereço que desejarmos, seja de carro, ônibus ou a pé.

Uma das melhores coisas sobre GPS é que ele direciona você até o caminho mais rápido.

Ele também te ajuda a desviar do trânsito ou pelo menos te levando pelo caminho em que o trânsito é menor.

Outra função bacana do GPS é que ele te avisa sobre radares e acidentes na estrada, fazendo com que você fique sempre atento à estrada.

Siri

Provavelmente você ou alguém que você conhece já saiu dando ordens pra Siri, não é mesmo? 

Siri é o sistema de inteligência virtual criado pela Apple para seus dispositivos, para solicitar comandos no seu celular ou computador.

Por exemplo, você pode pedir que a Siri ligue para algum número da sua agenda, pode pedir que ela te ajude a achar algo no seu bloco de notas e até mesmo fazer pesquisas na Web.

Siri
CONTINUAR

Alexa

Essa aqui é conhecida por muitos e virou queridinha no Brasil e no mundo. 

Criada pela Amazon, a Alexa é Echo Dot de inteligência artificial que recebe comandos vocais, como por exemplo, você pode solicitar que ela te diga a temperatura lá fora.

Você pode pedir para ela adicionar algum item na sua lista de compras, tocar uma música que você goste e até mesmo jogar o show do milhão nela.

Outra função bacana é que você pode ligar de uma Alexa para outra sem gastar nada além de sua internet.

Alexa
CONTINUAR

Caixas de Autoatendimento em Supermercados

Muitos supermercados já começaram a adotar os caixas de autoatendimento, ou seja, você se torna seu próprio caixa.

Nesse sistema, você é responsável por escolher se será colocado CPF no cupom fiscal ou não, passar o código de barras do produto e escolher a forma de pagamento.

Geralmente, um atendente fica próximo para te ajudar em caso de dúvidas, e as filas são sempre menores nesses caixas por ainda serem novidades.

Google Assistente

Muitos podem não conhecer o Google Assistente, mas ele é uma ferramenta extremamente eficaz e que pode te ajudar muito.

O Google Assistente é como se fosse uma recepcionista virtual que pode realizar pequenas tarefas do seu dia a dia para você.

Por exemplo, você programa para ela enviar uma mensagem para algum contato e ela envia, ela faz ligações, envia e-mails no dia e hora programados.

E você pode até mesmo conversar com ela para se certificar de que foram feitas todas as tarefas designadas.

Google Assistente
CONTINUAR

Conclusão

Agora que você já descobriu quão mágico é o mundo da inteligência artificial, tenho certeza que verá o assunto com outros olhos, não é mesmo?

Pudemos ver que a inteligência artificial tem nos ajudado no nosso dia a dia e nem sabíamos que pequenas funções se tornaram mais fáceis com ela.

Gostou desse conteúdo? Então leia Os 5 melhores jogos para jogar com os amigos online