O que é NPC? Entenda o termo que dominou o TikTok

Chegou a hora de ficar por dentro de um dos termos mais falados na internet nas últimas semanas! Vem saber o que é NPC e o motivo do termo ter dominado as redes sociais!

Anúncios

Se você é uma pessoa que está sempre conectada em tudo o que acontece nas redes sociais, já deve ter percebido que um tema vem dominando as redes sociais nas últimas semanas. E, como tudo o que ganha notoriedade no mundo virtual, vem dividindo opiniões! 

Estamos falando do NPC, uma modalidade de live que vem dando o que falar no TikTok. Apesar de recente, esse tipo de conteúdo já causou polêmica no TikTok e em outras redes sociais – como Instagram, X/Twitter e Facebook.

Mas será que você sabe o que é NPC, como esse tipo de conteúdo funciona e os motivos que causaram as polêmicas que essa novidade já se envolveu?

Para te ajudar e garantir que você esteja sempre atualizado nos principais temas envolvendo tecnologia e redes sociais, nós tivemos a ideia de criar o conteúdo que você está prestes a ler!

Aqui, vamos explorar um pouco mais o tema, entender seus principais pontos e descobrir todas as polêmicas envolvendo o seu sucesso nas redes sociais!

O que é NPC?

Antes de falarmos sobre as lives NPC em si, achamos que seria interessante contextualizar você sobre o que o termo significa.

De forma geral, NPC é um termo bastante conhecido no universo gamer. Dentro do mundo dos videogames, o termo significa “non-playable character” (ou “personagem não controlável”, em uma tradução livre). Sabe aqueles personagens em um game que ficam repetindo termos e você não pode jogar com eles? Esses seriam os NPC: os ‘figurantes’ do seu jogo.

Como funcionam as lives NPC?

O que é NPC? Entenda o termo que dominou o TikTok
O que é NPC? Entenda o termo que dominou o TikTok | Reprodução: Mais Brasil

Se você ainda não teve um contato próximo com o que é NPC e as lives NPC deve estar se perguntando qual a conexão entre o termo e o TikTok, uma das redes sociais do momento.

Vem que a gente te explica.

O movimento das lives NPC começou a ser criado pelos influenciadores e perfis focados no universo gamer. Na grande maioria das vezes, os influenciadores estão caracterizados com itens ou roupas que remetem aos seus personagens preferidos. 

E é aí que o show começa!

Ao iniciar as lives dentro do TikTok, os espectadores vão enviando presentes ou dinheiro para o influenciador em questão – que são representados por diferentes figurinhas e termos que aparecem na tela no momento em que são enviados – o dono da live reage com gestos e frases específicas relacionadas ao presente. 

E é a partir desse momento que se cria um verdadeiro ciclo que pode durar horas. Através de suas doações, o público escolhe o que o ‘personagem’ vai fazer em seguida.

Ao fim da sua live NPC, o dono do perfil pode conferir qual o saldo do seu conteúdo. Enquanto alguns – os mais populares – podem ganhar bastante dinheiro, outros reclamam do baixo valor gerado.

São essas performances que são alvo de críticas e, é claro, memes na internet.

Quais as principais polêmicas envolvendo as lives NPC?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como as lives NPC funcionam na prática, chegou a hora de falarmos sobre algumas das principais polêmicas em torno desse tipo de conteúdo.

Tipo de conteúdo questionável

Além de serem consideradas excêntricas por grande parte do público, os comportamentos mais infantilizados – e até mesmo meio fetichizados – levantaram uma série de debates sobre até onde os criadores de conteúdo – e os usuários de rede social em geral – são capazes de chegar para conseguir uma renda extra.

Isso porque, enquanto a live está no ar, o dono do perfil está ‘sob o controle’ dos seus seguidores – e outros milhões de usuários que fazem parte do TikTok. 

Toda essa exposição vem sendo cada vez mais condenada pelo grande público. E pode-se dizer que essa foi a primeira polêmica oficial das lives NPC.

O retorno financeiro discrepante entre as lives 

Se você chegou até aqui, aposto que já cogitou investir nessas lives, né? Mas por mais que possa parecer um ótimo caminho para ganhar uma renda extra com internet, existem dois lados da mesma moeda.

Os donos de perfis do TikTok mais bem sucedidos já declararam que chegam a faturar valores bem altos, com quantias que chegam a variar entre R$ 30 mil e R$ 50 mil por dia com as suas performances de reações aos ‘mimos’ enviados por seus seguidores.

Isso fez com que uma série de influenciadores como Felca e Prizza criassem paródias como uma forma de debochar da situação, mas ainda ganhando dinheiro com o conteúdo.

No entanto, uma série de influenciadores menores/mais nichados já relataram que estão longe de obter os mesmos resultados ao realizarem suas lives. 

Ou seja: por mais que existam chances de obter uma boa grana com as lives NPC, você pode acabar ganhando bem pouco, o que não compensaria se colocarmos a exposição excessiva na balança.

Lives NPC sendo derrubadas pelo TikTok

Apesar de todo o sucesso, aparentemente o TikTok não está tão contente assim com o buzz que as lives NPC estão causando. Muito pelo contrário.

Com as polêmicas em torno das transmissões, o TikTok vem se mostrando empenhado em derrubar esse tipo de conteúdo, inibindo a transmissão de novas lives.

Ainda não se sabe se esse tipo de comportamento é algo que vai durar ou se o TikTok irá trabalhar em uma forma de proibir esse tipo de material de uma vez por todas.

Conclusão

E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre o que é NPC e as lives que conquistaram a internet?

Como deu para perceber, apesar de parecer bem atrativo, é necessário ter em mente que esse tipo de live NPC gera uma exposição bem grande. Por isso, se você estiver interessado em entrar nesse universo, sugerimos pesar bem os prós e contras desse tipo de conteúdo.

Dessa forma, você conseguirá fazer a melhor escolha para a sua vida online.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Hackearam seu Instagram? Saiba o que fazer para tentar recuperar a conta!

Trends