O que é phishing? Entenda esse golpe e saiba como se proteger

Mais um golpe surgiu nos últimos tempos e o nome dele é phishing! Vamos saber mais sobre esse golpe e aprender dicas para se proteger!

Anúncios

Infelizmente, nós vivemos em um mundo em que precisamos tomar muito cuidado com tudo, pois existem muitas pessoas mal intencionadas por aí, então nunca sabemos quando alguém está tentando nos passar a perna em alguma coisa, não é mesmo? 

Com os avanços tecnológicos, muita coisa melhorou para todos nós, pois a maioria das coisas que saímos de casa para fazer, agora podemos fazer dentro de casa. Mas, é claro que esses avanços não seriam usados apenas para coisas boas, então é necessário que a gente tenha muita atenção o tempo todo em quem está ao nosso lado ou em quem confiamos.

Muitos golpes começaram a surgir dentro da internet com o passar dos anos. Um crime que muitos conhecem como clonagem de cartões ficou mais comum com as compras online, que muitas pessoas podem cair em sites falsos ou acabar passando dados para uma pessoa qualquer sem saber que está caindo em um golpe.

O phishing é um dos novos crimes que surgiram dentro da internet e tem deixado muitas pessoas preocupadas, pois ele é um crime bancário que, infelizmente, tem ganhado muita força. Os números praticamente dobraram entre 2021 e 2022 com um aumento de 97% segundo levantamento da PSafe.

No primeiro semestre de 2022, por exemplo, foram mais de 5 milhões de tentativas desse golpe financeiro, então é necessário que a atenção seja multiplicada.

A seguir nós iremos te contar tudo que você precisa saber sobre esse crime, desde o que ele é até a algumas formas de conseguir se proteger desse golpe. Vamos lá?

O que é phishing?

O que é phishing? Entenda esse golpe e saiba como se proteger | Reprodução: UOL

Talvez você já tenha até conseguido entender que o phishing se trata de um crime cibernético, ou seja, um crime realizado dentro da internet no qual os criminosos tentam obter informações confidenciais como número de cartão de crédito, informações bancárias,senhas ou qualquer outro dado pessoal.

Eles conseguem obter essas informações fingindo que são entidades confiáveis e legítimas e usam uma linguagem que parece ser bem confiável e muitas pessoas podem cair. As organizações que eles mais fingem ser são bancos, empresas telefônicas, serviços de pagamento e provedores de serviços onlines populares que você pode utilizar.

Dentro desse golpe cibernético, o objetivo dos criminosos é enganar as vítimas às fazendo clicar em alguns links que parecem confiáveis e na verdade são bem maliciosos ou mesmo passar algum código que a pessoa recebe via SMS para que ela tenha acesso a informações confidenciais dentro do celular. 

É possível também que eles enviem anexos dentro da conversa pedindo que a pessoa abra este anexo e dentro dele tem malware infectados conseguindo adquirir os dados da pessoa e pode ser até mesmo através de um site falso, que parece muito com um site qualquer que possa ser confiável, mas está sobre domínio deles.

Para conseguir mais sucesso nas tentativas de golpe, os criminosos utilizam de táticas psicológicas como medo, urgência ou até mesmo recompensa, porque isso faz com que as pessoas tenham uma ação rápida e acabem não tendo muito tempo para suspeitar da autenticidade daquele contato.

O termo phishing vem da palavra em inglês fishing que a tradução é pesca, pois o intuito deles é fazer uma pesca de informações confidenciais das pessoas. Já o ph do começo vem de “phreaks” que é um termo utilizado para chamar os primeiros hackers da internet. A junção dos dois foi para ficar algo como “hackers que pescam”.

Como identificar um ataque de phishing?

O que é phishing? Entenda esse golpe e saiba como se proteger | Reprodução: Internet

Apesar de não ser fácil identificar um ataque de phishing, existem algumas dicas que podem te ajudar a identificar esses ataques.

Desconfie

Sempre desconfie de mensagens que tenham uma urgência de algo muito bom ou muito ruim, como por exemplo, contas prestes a serem bloqueadas ou prêmios altos que você ganhou e até mesmo um dinheiro que está liberado em alguma conta antiga.

Observe o e-mail

Quando um hacker vem se passar por alguma instituição por e-mail verifique sempre qual é a conta de e-mail dessa pessoa, principalmente o que vem depois do @ já que essas organizações nunca irão utilizar os provedores comuns como hotmail. gmail, yahoo, entre outros.

Erros ortográficos

Observe também se existe algum erro ortográfico durante a mensagem dessa pessoa, pois isso pode ser um leve sinal de golpe, porque uma organização de verdade não irá enviar uma mensagem para você contendo esses erros.

Passe o mouse sobre os links

Sempre passe o mouse sobre o link que você recebeu antes de clicar, pois é possível ver se esse link é do site de verdade ou se ele está apenas mascarado como um site e na verdade é outro.

O que posso fazer para me proteger desse golpe?

Agora que você já sabe algumas formas de identificar esses golpes, está na hora de saber como se proteger deles.

É importante que você sempre verifique se está fazendo compras dentro de um marketplace confiável e você pode confirmar isso checando o site por completo e também verificar os meios de pagamento. Nenhum site confiável irá pedir sua senha ou qualquer informação além do básico que todo site de compras pede.

É necessário que você leia as avaliações daquele site também e veja se ele tem comentários fora dali que indicam que pode ser um golpe também.

Você pode se proteger desses golpes lendo sobre aquela empresa através do Reclame Aqui também, que é um site que busca por índice de qualidade e satisfação dos clientes.

Também não clique em nenhum site que esteja prometendo ofertas milagrosas que estão muito boas para serem verdade, sempre desconfie e comece a fazer suas pesquisas antes de dar sequência. 

Você também pode perguntar para aquela pessoa que entrou em contato com você qual a finalidade do uso dos seus dados já que isso está previsto na LGPD que é a Lei Geral da Proteção de Dados, pois isso pode assustar os hackers e fazer com que finalizem o contato.

Outra forma de se proteger é checando a URL do site para ver se não tem nenhuma letra trocada ou algo estranho ali e também checar na área de pagamento para ver se não tem nenhuma solicitação de dados que é incomum em outros sites.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Banco Neon: Conheça os cartões e dicas para aprovação

Trends