O que fazer para se proteger nas redes sociais?

Será que você já sabe o que fazer para se proteger nas redes sociais? Vem descobrir algumas dicas para colocar em prática hoje mesmo!

Anúncios

As redes sociais já fazem parte da vida de todos nós, né? Seja para trabalhar, para estudar ou até apenas para se entreter e passar o tempo, é cada vez mais difícil encontrar pessoas que não utilizam as redes de alguma forma.

E conforme o número de usuários presentes nessas redes crescem, é comum que a segurança de quem usa as redes sociais seja um tema recorrente.

Isso porque, diferente do que víamos a alguns anos atrás, os ataques cibernéticos e que ameaçam a segurança dos usuários já não é mais direcionado apenas para famosos e figuras públicas. 

Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que já tiveram suas contas hackeadas ou que pelo menos conhecem alguém que já passou por isso. 

E os resultados desses ataques podem ser vários, indo desde um simples contratempo/estresse – tanto para resolver o mal entendido quanto para recuperar sua conta – até mesmo golpes financeiros que podem comprometer seriamente a vida de quem passa por isso.

Mas será que existem maneiras do usuário se proteger enquanto usa as redes sociais? Afinal, o que fazer para se proteger nas redes sociais e conseguir navegar por essas plataformas sem tanta insegurança?

É claro que não há uma fórmula mágica que vai te blindar automaticamente desse tipo de ataque, mas existem algumas dicas importantes que, quando colocadas em prática no nosso dia a dia, tendem a adicionar mais segurança na sua vida virtual. 

E é sobre elas que vamos falar hoje! Vem saber mais sobre o que fazer para se proteger nas redes sociais e navegar pela web de forma mais tranquila e sem inseguranças.

O que fazer para se proteger nas redes sociais? Descubra algumas dicas importantes para navegar em segurança na internet

Quando falamos de segurança nas redes sociais, a segurança deve vir sempre em 1º lugar! E a melhor forma de priorizar a sua segurança é colocar em prática algumas – ou todas – as dicas que separamos no material de hoje!

A seguir, você vai conferir 4 dicas essenciais para quem quer saber o que fazer para se proteger nas redes sociais.

Invista em uma senha forte e que seja difícil de acertar

Começando por essa que é provavelmente uma das dicas mais básicas – mas ao mesmo tempo mais essenciais – quando o assunto é segurança nas redes sociais.

É essencial que você saiba escolher uma boa senha e que vai garantir toda a segurança que a sua rede social precisa. Nesse caso, é essencial que você evite senhas que são muito clichês, como datas de aniversários e sequências numéricas muito óbvias.

É o mesmo esquema de senhas de cartões e de banco. Nunca opte pelo caminho óbvio. Por mais que sejam mais fáceis de lembrar, elas também são mais fáceis de descobrir.

O ideal é escolher uma senha que tenha letras maiúsculas e minúsculas, números e até mesmo caracteres especiais, como @,$,# e por aí vai.

Uma ótima dica para quem quer investir em uma senha segura é o LastPass. Através desse app, você conseguirá gerar uma senha 100% aleatória e que mescla letras, números e caracteres. 

E além disso, esse aplicativo/site é uma ótima alternativa para quem quer armazenar as suas senhas em um só lugar – seja de redes sociais ou até mesmo de bancos, por exemplo.

LastPass
CONTINUAR

Mantenha um email seguro conectado na sua conta

Outra etapa importante na saga para evitar que as suas redes sociais sejam hackeadas é escolher um email seguro para servir como base para a configuração da sua conta.

Ao manter as suas redes sociais vinculadas a um email que você considera seguro – e de fácil acesso – ficará mais fácil de recuperar a sua conta caso você sofra algum ataque cibernético.

Utilize a autenticação de dois fatores

Um recurso bem útil e que é uma ótima opção para quem quer saber o que fazer para se proteger nas redes sociais é utilizar a famosa autenticação de dois fatores.

Essa ferramenta garante que todo login precise de uma senha temporária além da sua senha normal.

E o melhor é que você pode escolher a forma como essa autenticação pode ser feita. Pode ser através de SMS direto no seu celular, um email de confiança e por aí vai.

Para ativar essa função na sua conta, é só acessar as configurações da rede social em questão. Hoje em dia, quase todas elas já oferecem esse recurso.

Evite acessar suas redes sociais através do celular/computadores de terceiros

Essa pode até parecer uma daquelas dicas meio óbvias, mas é importante destacá-la quando estamos falando sobre o que fazer para se proteger nas redes sociais. 

Estamos falando do cuidado na hora de acessar suas redes sociais. 

Nesse caso, é importante que você evite acessar suas redes sociais através de outros dispositivos, seja um celular ou um computador.

E mesmo que os computadores em questão sejam de locais que você considera seguro – como o computador do seu trabalho, por exemplo – é sempre bom ter uma atenção extra quanto a isso.

Afinal, sempre pode ter alguém mal intencionado ao seu redor e que está pronto para aproveitar qualquer deslize para invadir o aparelho em questão e hackear suas contas.

Conclusão

E aí? O que achou das nossas dicas para aumentar ainda mais a sua segurança na hora de acessar as redes sociais?

Colocar em prática cada uma delas – preferencialmente todas juntas ao mesmo tempo – irá dar aquele UP na segurança das suas redes sociais e pode até não blindar as suas redes de eventuais ataques de hackers, mas com certeza vai dificultar bastante a vida de quem quiser invadir as suas redes para te prejudicar de alguma forma.

E agora que você já conhece todas elas, aposto que ficou bem mais fácil de diminuir as chances desses ataques! É só colocá-las em prática e ficar mais tranquilo(a) na hora de navegar pelas redes sociais.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você também deveria ler Chats de amizade: 5 opções de sites e apps para fazer amigos

Trends