Passo a passo para solicitar a aposentadoria de baixa renda

Se você é uma pessoa de baixa renda e não possui condições de contribuir regularmente para a Previdência Social, pode ser elegível para receber a aposentadoria da pessoa de baixa renda do governo brasileiro.

Anúncios

Neste post, vamos mostrar o passo a passo para solicitar esse benefício, então continue essa leitura comigo.

cadastro-unico
Conheça o app que te dá acesso aos benefícios do governo
⭐⭐⭐⭐⭐
CONTINUAR
  • Verifique se você preenche os requisitos: Para ter direito à aposentadoria da pessoa de baixa renda, é preciso ter idade mínima de 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres) e comprovar que não possui outra fonte de renda além daquela proveniente de atividades informais ou eventuais.
  • Reúna a documentação necessária: Para solicitar o benefício, será preciso apresentar alguns documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento. Além disso, você precisará comprovar sua situação de baixa renda, por meio de declaração de renda ou carteira de trabalho.
  • Agende uma visita ao INSS: Para dar início ao processo de solicitação, é preciso agendar uma visita a uma agência do INSS, por meio do telefone 135 ou pelo site oficial da Previdência Social (Clique aqui).
  • Compareça à agência: Na data agendada, compareça à agência do INSS com todos os documentos necessários em mãos. Durante o atendimento, você deverá preencher um formulário de requerimento e entregar os documentos.
  • Acompanhe o andamento do processo: Após a entrega dos documentos, o INSS irá analisar seu pedido e você poderá acompanhar o andamento do processo pela internet, pelo número 135 ou por meio da Central de Atendimento do INSS.
  • Receba o benefício: Se seu pedido for aprovado, você receberá a aposentadoria da pessoa de baixa renda diretamente em sua conta bancária, de acordo com o calendário de pagamento do INSS.

Em resumo, para solicitar a aposentadoria da pessoa de baixa renda do governo brasileiro, é necessário preencher os requisitos, reunir a documentação necessária, agendar uma visita ao INSS, comparecer à agência, acompanhar o andamento do processo e, por fim, receber o benefício.

Lembre-se de que essa é uma forma de garantir sua segurança financeira na terceira idade e contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.

Trends