Plataformas para crianças aprenderem linguagem de programação

Você sabe quais são as melhores plataformas para crianças aprenderem linguagem de programação?

Anúncios

A princípio, a linguagem de programação é utilizada para estabelecer um diálogo entre computadores e seres humanos.

Em suma, esse tipo de conexão é feita por meio de comandos do próprio sistema, além de outros métodos das máquinas que conseguem traduzir, interpretar, reconhecer e repetir.

Assim, esses dispositivos são capazes de produzir, receber, gerir e rodar programas com finalidades diversas na rotina do usuário.

Nesse artigo será destacada mais informações a respeito de tema, continue a leitura:

O que é linguagem de programação?

Plataformas para crianças apreenderem linguagem de programação

Em primeiro lugar, na informática, para quem tem apenas o conhecimento básico, há muitas coisas desconhecidas, relacionadas a tecnologia, rede de computador, internet e IA.

Nesse sentido, acabam surgindo muitas dúvidas a respeito, é o que acontece em relação à linguagem de programação.

Por isso, antes de saber quais as plataformas para crianças aprenderem linguagem de programação, saiba o que é essa linguagem.

Em suma, a linguagem de programação consiste em um sistema formal que permite aos seus programadores, desenvolver programas através de um conjunto da mescla de palavras-chave.

Além da palavra-chave, há símbolos, termos e comandos, isso consiste no desenvolvimento de programas por meio de especificação de ações, ordens, algoritmos e manipulação de dados.

Nesse sentido, no decorrer dos tempos a informática viu surgir umas variedades de linguagens de programação, visando um desempenho melhor, usabilidade e solução de problemas.

À medida que a tecnologia vai avançando, os dispositivos se tornam cada vez mais poderosos, com a globalização da internet.

Assim, empresas como a Microsoft, Oracle e Alphabet estão no topo quando se fala em inovação.

Elas acabam beneficiando tanto os programadores quanto os usuários comuns, em pontos como, memória, conectividade, segurança e operação de vários sistemas.

Por fim, isso acabou influenciando no desenvolvimento de muitos aplicativos, de redes sociais, jogos e plataformas de e-commerce.

Plataformas para crianças aprenderem linguagem de programação: quais são?

Não tem como fugir, a linguagem de programação é importante, e está presente no nosso cotidiano, mesmo de forma imperceptível.

A princípio, você não sabe, mas a linguagem está presente, no sistema de caixa do supermercado, sistema de transportes públicos, isso para que tudo funcione de forma correta.

Assim, muitos pais, por conta disso, estão tentando iniciar seus filhos nessa prática, para que eles tenham mais uma opção no futuro, em suas vidas profissionais.

Veja algumas opções a esse respeito, para que seu filho aprenda essa linguagem:

1. Twine

Esse programa é uma plataforma de código aberto com o intuito de contar histórias interativas e com variáveis de lógica condicional e imagens.

Como ele, as crianças vão aprender CSS, JavaScript e HTML, e a introdução à programação é lúdica e divertida.

Mas, a melhor notícia é que a ferramenta é totalmente gratuita, ou seja, dá para utilizar sem precisar investir financeiramente, o que é ótimo.

2. Scratch

Se você está procurando plataformas para crianças aprenderem linguagem de programação, o Scratch é uma plataforma gratuita.

Além disso, ele permite criar jogos digitais de forma bem prática, e não é necessário editar no back-end do código.

Isso torna o nível de complexidade bem baixo, sendo uma entrada para aprender a montar scripts.

3. Alice

O ambiente de programação da plataforma Alice, é mais uma opção de trás para a elaboração de scripts, de forma didática e simples.

Contudo, por ser mais focado em ferramentas em 3D, o seu nível de complexidade aumenta, e sua ferramenta lúdica cria salas virtuais por meio de programação guiada. 

4. Blockly

A Blockly é um código aberto e suas formas podem ser modificadas para fazer várias tarefas.

Nesse sentido, é bastante utilizado para desenvolver aplicativos, já que o código inicial pode ser anexado em programas de hospedagem a terceiros.

5. Swift Playground

Semelhante ao anterior, o seu código também é aberto da Apple, e sua interface é bem interativa, e dá para criar jogos e aplicações de forma prática, e ainda colocar suas ideias no App Store.

Como uma das plataformas para crianças aprenderem linguagem de programação, é uma ótima opção.

6. Code.Org

Essa plataforma é tida como uma das mais buscadas para ensinar programação aos pequenos.

Em suma, ela dispõe de uma variedade de cursos, que vão desde o básico até os mais avançados, e com estrutura lúdica e interativa.

Dessa forma, por meio de jogos e desafios, as crianças de 4 anos já podem aprender princípios de programação e criar os próprios jogos.

E além da criança poder explorar o universo da ciência e computação, o site tem o diferencial que dá suporte aos professores e pais, facilitando o apoio.

+ Aplicativos para crianças com autismo: baixe e transforme sua rotina!

7. Coda Kid

Essa plataforma, além de ser básica, fornece às crianças, linguagem de programação reais, por meio de uma abordagem envolvente e divertida.

Em suma, suas ferramentas são desenvolvidas para dar motivação ao pensamento crítico, e solução de problemas.

Isso acontece com codificação de aplicativos, jogos e drones.

Por fim, vale destacar que essa plataforma dispõe de suporte individual por instrutores, para garantir o aprendizado de cada criança a seu tempo.

Plataformas para crianças aprendem linguagem de programação: quais as vantagens?

Mas, você deve estar se perguntando que outros tipos de benefícios esse programa poderiam oferecer a seu filho?

Veja alguns benefícios da linguagem de programação na vida das crianças:

  • Ensina a criança a lidar com dificuldades e frustrações;
  • Resolução de problemas das ferramentas tecnológicas;
  • Desenvolvimento de jogos e aplicativos;
  • Estimula a criatividade;
  • Organização de pensamentos;
  • Um diferencial para o mercado de trabalho;
  • Melhor aproveitamento da internet;
  • Desenvolve o raciocínio lógico;
  • Preparação para seguir regras, sequências e passos;
  • Aprendizagem de matemática, física e inglês; 
  • Gera autoconfiança;
  • Concentração para fazer tarefas;
  • Persistência;
  • Entendimentos de erros.

Conclusão

As plataformas para crianças aprendem linguagem de programação, oferecem benefícios e vantagens muito além do esperado, e em todas as áreas da vida.

Por isso, vale a pena você pensar no futuro do seu filho e buscar a alternativa que mais vai atender as necessidades dele.

Por fim, se essas plataformas forem benéficas para o seu filho, não se esqueça de compartilhar com outras pessoas, para que outras crianças tenham as mesmas vantagens.

+ 5 erros que os criadores de conteúdo cometem ao usar o ChatGPT