Qual a idade da Lua? Veja o que dizem os especialistas

Já parou para pensar qual a idade da Lua, o satélite natural do nosso planeta? Vem descobrir o que os especialistas dizem sobre o assunto!

Anúncios

Um dos locais/temas mais misteriosos e que causam mais curiosidade e dúvidas entre os seres humanos é a origem do nosso universo e das coisas que nos cercam no espaço.

Qual a origem do Sol? Qual o tamanho do universo? Quantos planetas ainda serão descobertos fora do nosso Sistema Solar? Essas são só algumas das dúvidas que permeiam a mente humana desde que nós começamos a adquirir conhecimentos e equipamentos para levantar essas questões.

Dito isso, quando o assunto é curiosidade em relação ao espaço, outra figura que gera bastante curiosidade entre os especialistas – e até mesmo entre as pessoas mais leigas – é a Lua. 

Qual teria sido a origem desse satélite que é tão importante para a nossa vida aqui na Terra? E qual seria a idade da Lua? As respostas para essas perguntas podem te surpreender!

Para te ajudar a entender melhor essas questões e descobrir o que os especialistas dizem sobre o tema, nós preparamos um conteúdo especial com foco na Lua! Aqui, vamos saber mais sobre a possível origem da Lua e qual seria a idade do nosso satélite natural!

Qual a importância da Lua para a Terra e quais áreas ela afeta?

Qual a idade da Lua? Veja o que dizem os especialistas
Qual a idade da Lua? Veja o que dizem os especialistas | Reprodução: Olhar Digital

A Lua exerce várias influências na Terra, tanto de maneira direta quanto indireta. Aqui estão algumas das principais maneiras pelas quais a Lua afeta nosso planeta:

Influência nas marés

A influência mais óbvia da Lua na Terra é a criação das marés. A atração gravitacional da Lua causa a elevação da água dos oceanos em direção à Lua, resultando em duas marés altas e duas marés baixas a cada dia. Isso ocorre porque a atração gravitacional é mais forte no lado da Terra voltado para a Lua e mais fraca no lado oposto, causando a formação das marés.

Estabilização do eixo da Terra

A Lua também exerce uma influência estabilizadora sobre o eixo de rotação da Terra. Isso ajuda a manter a inclinação axial da Terra relativamente constante ao longo do tempo, o que é importante para o clima e as estações do ano na Terra.

Variação da luminosidade noturna

A Lua reflete a luz do Sol, iluminando a noite e afetando a luminosidade noturna na Terra. A fase da Lua (crescente, cheia, minguante, etc.) determina a quantidade de luz que recebemos à noite.

Influência nas atividades biológicas

A Lua pode influenciar o comportamento de algumas espécies de animais, como os animais marinhos que se reproduzem em sincronia com as marés ou algumas espécies de pássaros que usam as fases da Lua para orientação durante suas migrações.

Potencial influência no clima

Alguns estudos sugerem que a Lua pode ter uma influência sutil no clima da Terra, afetando a circulação atmosférica e a distribuição de massas de ar. No entanto, esse é um tópico de pesquisa em andamento e ainda não está completamente compreendido.

Qual a origem da Lua?

Qual a idade da Lua? Veja o que dizem os especialistas
Qual a idade da Lua? Veja o que dizem os especialistas | Reprodução: CNN Brasil

Já imaginou qual a origem da Lua? Afinal, o surgimento de um satélite tão fascinante e importante para a vida no nosso planeta gera bastante curiosidade até hoje.

Apesar de ser praticamente impossível definir ao certo o que teria ocasionado o surgimento do satélite, a teoria mais amplamente aceita – e também a mais popular – é a teoria do impacto gigante.

A teoria defende que a formação da Lua aconteceu como resultado de um impacto entre a Terra primitiva e um corpo celeste chamado Theia. Ainda segundo essa teoria, essa colisão teria sido catastrófica, já que a estimativa era de que esse corpo celeste que se chocou com a versão mais ‘primitiva’ do nosso planeta teria o tamanho de Marte, gerando uma enorme quantidade de energia e até mesmo derretendo partes da Terra e do próprio Theia. Impressionante, né?

Como resultado desse impacto gigante, parte do material da Terra e Theia acabou sendo lançado para o espaço. Esse material em órbita ao redor da Terra gradualmente se agrupou para formar o que se tornaria a Lua. Nesse período, a Lua teria começado como uma massa incandescente de material fundido.

Somente ao longo do tempo que a Lua esfriou e solidificou. A maior parte do material expelido do impacto se acumulou na Lua, e a sua composição química e mineralógica é semelhante à da crosta terrestre, o que é consistente com a teoria do impacto gigante.

No entanto, essa teoria ainda não é aceita por todos os profissionais da área. Como tudo que envolve o universo e o seu surgimento, existe quem concorde e quem discorde dessa origem.

Apesar de algumas evidências descobertas ao longo da história contribuírem para essa teoria – como a rotação sincronizada da Lua, a distribuição de crateras no satélite e simulações computacionais – é importante notar que a formação da Lua é um processo complexo e ainda está sendo estudada pela comunidade científica.

Qual a idade da Lua? Descubra o que dizem os especialistas!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a teoria do surgimento do satélite natural da Terra, chegou o momento de falarmos sobre qual a idade da Lua.

O processo mencionado no tópico anterior teria acontecido a aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Ou seja: em teoria, a idade da Lua seria algo em torno de 4,0 bilhões de anos.

No entanto, amostras da superfície lunar recolhidas em 1972 – isso mesmo, 50 anos atrás – revelaram que a Lua pode ser mais velha do que se imagina! Pelo que essa recente descoberta apontou, a Lua seria cerca de 40 milhões de anos mais velha do que se acreditava até então.

A descoberta foi feita através de cristais encontrados na poeira lunar que estava sendo estudada!

Ou seja: ao que tudo indica, a Lua se formou pouco tempo após o impacto mencionado aqui!

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Termosfera da Terra: saiba o que é e qual sua função

Trends