Twitter e X: saiba mais sobre a mudança da rede social

Quer ficar por dentro de toda a situação envolvendo o Twitter e X? Então vem com a gente saber mais!

Anúncios

Em quais redes sociais você está presente atualmente? Instagram? Facebook? TikTok? Ou talvez você dispensa toda essa presença nas redes e segue só com o seu bom e velho WhatsApp?

Independente da resposta, eu aposto que você foi impactado – nem que seja um pouquinho só – por um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos: o Twitter virando X.

Aos poucos, a rede social do ‘passarinho’ vai passando por mudanças para ficar mais semelhante ao que os novos donos almejam. E são justamente essas mudanças que tão dando o que falar em todas as redes sociais vizinhas!

Mas será que você está por dentro de tudo o que envolve essa mudança de nome e quem foi a mente por trás dessa troca repentina? É o que vamos descobrir no conteúdo de hoje! 

Aqui, vamos entender juntos o que causou essa mudança e o que essa troca de Twitter e X significa para o usuário.

Twitter e X: o caminho até chegarmos a essa mudança 

Antes de explorarmos juntos as principais mudanças do nome de uma das redes sociais mais consolidadas do mundo, que tal fazermos um breve resumo como os caminhos dessa plataforma e de Elon Musk – bilionário do ramo da tecnologia e dono da Tesla – se cruzaram.

O ano de 2022 ficará marcado como um ponto de virada na história do Twitter. Em um movimento que surpreendeu muita gente, Elon Musk adquiriu a plataforma por US$ 44 bilhões em outubro, dando início a uma série de mudanças significativas.

Elon Musk que é bastante conhecido por suas visões audaciosas – adquiriu a rede e, em seguida, já tratou de expressar sua vontade de mudar o Twitter e, segundo ele, transformar a rede em um espaço de “verdade e liberdade de expressão”.

Em dezembro, o foco passou para a eliminação dos bots da plataforma, buscando restaurar a autenticidade das interações. E desde então as mudanças não pararam mais de acontecer.

No início de 2023, Musk surpreendeu ao anunciar que os usuários poderiam finalmente editar seus tweets, atendendo a uma demanda antiga. Em fevereiro, a privacidade tornou-se uma prioridade, com a intenção de tornar a plataforma mais segura para todos.

Com a chegada de março, o cenário mudou para monetização. Musk admitiu que via potencial na rede. E esse potencial seria transformá-la em uma plataforma mais rentável, explorando maneiras de oferecer valor adicional aos usuários e aumentar as receitas. 

Twitter e X: o que essa mudança representa para os usuários?

Twitter e X: saiba mais sobre a mudança da rede social | Reprodução: El Tiempo

Depois de um primeiro semestre cheio de pequenas mudanças, chegamos em 24 de julho de 2023: o Twitter anunciou que mudaria de nome para X. A mudança de nome foi feita por Elon Musk e que, segundo ele, o novo nome reflete sua visão para o futuro do Twitter. Ele também disse que o X é uma letra que representa o desconhecido e o potencial, que são conceitos que ele acredita serem importantes para essa nova fase.

Aqui estão alguns motivos pelos quais o Twitter foi renomeado para X:

– O X é uma letra que representa o desconhecido e o potencial, que são conceitos que Musk acredita serem importantes para o futuro do Twitter.

– O X é uma letra que é fácil de lembrar e pronunciar, o que é importante para uma plataforma de mídia social.

– O X é uma letra que é visualmente atraente, o que é importante para uma plataforma que depende de imagens e vídeos.

– O X é uma letra que é exclusiva, o que é importante para uma plataforma que deseja se destacar da concorrência.

E é claro que essa mudança dividiu opiniões! Enquanto uma parcela dos usuários recebeu bem a mudança de nome – que acreditam que ela reflete melhor os valores da plataforma – uma grande parcela de donos de contas na plataforma criticou a mudança, dizendo que ela é desnecessária, confusa e que, junto com outras pequenas mudanças ao longo dos últimos meses, o Twitter está perdendo sua identidade e se tornando uma rede social menor atrativa.

E, atualmente, é nesse estado que estamos: nos adaptando com a mudança de logo, de regras e com a chegada de novos recursos.

Mas e o que esses pontos e toda essa mudança representam para os usuários?

Além do debate que já foi levantado, ainda não está claro se a mudança de nome terá um impacto significativo no Twitter. Afinal, a rede social atraiu uma legião de fãs ao longo dos seus 17 anos. E, apesar de não estarem 100% contentes com essas mudanças, ainda seguem acessando e gerando conteúdo na rede.

Resta saber se as mudanças pensadas por Elon Musk estão parando por aí ou se o bilionário almeja mudar mais pontos dentro da rede social.

Quais foram as mudanças mais notáveis nessa troca de Twitter e X

Aqui estão algumas das mudanças mais impactantes do Twitter sob o comando de Elon Musk:

Bots

Musk disse que queria eliminar os bots do Twitter, que são contas automatizadas que podem ser usadas para espalhar desinformação ou spam.

Privacidade

 Musk disse que queria tornar o Twitter uma plataforma mais privada, o que significaria que os usuários teriam mais controle sobre suas informações pessoais.

Monetização

Uma das teclas em que Musk mais bate é na ideia de tornar o Twitter uma plataforma mais monetizável, o que significaria que a empresa ganharia mais dinheiro com publicidade e outras formas de receita.

Globalização

Musk disse que queria tornar o Twitter uma plataforma mais global, o que significaria que a empresa estaria disponível em mais países e idiomas.

Ainda falando dessas transformações, merecem destaque a redução no número de tweets visualizados e mensagens enviadas diariamente, limitações no acesso aos dados da plataforma, e a retirada da alternativa de autenticação gratuita em dois fatores por meio de SMS.

Conclusão 

Como já mencionamos aqui, ainda é cedo para analisar como essas mudanças afetam os usuários. De qualquer forma, é importante ter em mente que elas estão longe de acabar e, ao que tudo indica, elas vieram para ficar!

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Instagram Stories não carregam? Saiba como resolver!

Trends