Como consultar a carteira de trabalho pelo CPF online?

Que tal usar a tecnologia a seu favor para quando precisar? Vem descobrir como consultar a carteira de trabalho pelo CPF online!

Anúncios

Se você é um trabalhador e precisa acessar as informações da sua carteira de trabalho com frequência, sabe que a autonomia na hora de realizar essa atividade faz toda a diferença.

E para isso, não existe alternativa melhor do que usar a tecnologia ao seu favor na hora de realizar essas consultas! 

Mas afinal, como consultar a carteira de trabalho pelo CPF online e conseguir acessar essas informações onde e quando quiser?

A seguir, nós listamos 2 opções disponíveis para quem quer se modernizar e usar a internet para consultar de forma rápida e fácil!

Como consultar a carteira de trabalho pelo CPF online?

A seguir, você vai descobrir duas maneiras diferentes de consultar a carteira de trabalho online para quem quer otimizar o seu próprio tempo e adotar essas maneiras para o seu dia a dia: no site Gov.br, pelo celular no aplicativo da CTPS (Android e iOS).

Como consultar carteira de trabalho online pelo aplicativo

Como já mencionamos aqui, a onda dos aplicativos veio para ficar! E isso também inclui um aplicativo exclusivo para quem quer consultar as informações da carteira de trabalho online e direto pelo seu celular.

Para isso, você vai precisar baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Disponível tanto para aparelhos com sistema operacional Android e iOS, consultar a sua carteira de trabalho através desse app é uma missão bem simples e fácil!

Primeiramente, você vai instalar e abrir o aplicativo no seu smartphone;

Em seguida, você vai tocar na opção “Entrar;

Após isso, você vai fazer o login com seu CPF e senha. Nesse caso, a senha utilizada no app é a mesma que utilizada no site Gov.br;

Por fim, você poderá encontrar seu CPF no topo da tela, ou seja, o novo número da CTPS Digital.

Como consultar carteira de trabalho online pelo site Gov.br

Não é muito dos aplicativos e prefere acessar usando o computador? Não tem problema!

A seguir, vamos te mostrar que também tem como consultar a carteira de trabalho pelo CPF online diretamente pelo site Gov.br.

Apesar dessa opção não incluir o uso do aplicativo, pode-se dizer que ela é quase tão rápida quanto a primeira opção que você acabou de conhecer.

O primeiro passo é acessar o portal Emprega Brasil. Lá, você vai clicar em “Entrar com Gov.br”;

Na tela seguinte, você vai fazer o login na sua conta com o CPF e senha;

O próximo passo é clicar na opção “Carteira de Trabalho Digital”;

E por fim, no campo “Dados Pessoais” que vai aparecer na tela, você poderá ver o número da sua CTPS, que deverá ser o mesmo do seu CPF.

Para quem não tem um contato tão próximo com a internet e a tecnologia em geral, esse recurso pode até não parecer ser algo tão interessante. 

Mas a possibilidade de conseguir acessar mais facilmente as informações da carteira de trabalho sem precisar ficar andando para lá e pra cá com a sua carteira já é um ótimo atrativo. 

Tanto que essa vem se tornando uma opção cada vez mais utilizada pelos brasileiros.

E o melhor das duas alternativas é que é possível acessá-las pelo seu aparelho celular. Todas as informações que você busca sobre a sua carteira de trabalho literalmente na palma da sua mão!

Quais as funções da carteira de trabalho digital?

Por mais que seja uma maneira de consulta totalmente segura e cada vez mais utilizada pelos trabalhadores em todo o Brasil, ainda é bastante comum encontrarmos pessoas – principalmente pessoas mais velhas – que possuem uma certa resistência em relação ao uso do app. 

Mas a verdade é que o app da Carteira de Trabalho Digital oferece uma série de facilidades para os usuários, permitindo que ele possa realizar consultas e ter acesso a informações essenciais na vida do trabalhador. 

A seguir, listamos alguns dos dados e informações que podem ser facilmente acessadas com o uso desse app essencial para a nossa rotina de trabalho.

Informações sobre contratos de trabalhos atuais e antigos

Sabe aquelas informações que, antes da popularização da internet e de suas ferramentas, acabavam ficando meio longe das nossas vistas e, consequentemente, mais difíceis de acompanhar? Com o app da Carteira de Trabalho Digital esse acesso ficou muito mais fácil!

Com ele, o trabalhador consegue acompanhar e obter informações referentes a contratos de trabalho, sejam eles atuais ou mais antigos.

Tempo de serviço em cada contrato

Outro ponto importantíssimo do app é que você tem mais autonomia para acompanhar os registros que fazem parte da sua trajetória profissional, bem como analisar de perto o tempo de serviço em cada um dos contratos assinados por você.

Solicitar o seguro-desemprego 

Outro recurso muito importante e que tem tudo para otimizar a experiência do usuário é a possibilidade de solicitar o seguro-desemprego.

Essa atividade – que por muito tempo só podia ser feita presencialmente – permite que o trabalhador consiga acessar esse benefício de uma forma bem mais rápida e sem dores de cabeça.

Além dessas, outras opções disponíveis no aplicativo e que podem ser úteis para o trabalhador estão: acesso ao Calendário do Abono Salarial, conferir repasses do INSS e FGTS – permitindo que você possa acompanhar de perto a disponibilização desses direitos – gráficos de remunerações, média salarial do empregado e muito mais!

Conclusão

E aí? Já conhecia essas formas de como consultar a carteira de trabalho pelo CPF online? 

Agora que você já descobriu essas maneiras de fazer essa consulta online, aposto que ficou bem mais fácil realizar essa ação na próxima vez e acompanhar de perto a sua carteira de trabalho, né?

Aproveite e compartilhe essa matéria com quem você conhece para que essas pessoas também descubram que é possível consultar a carteira de trabalho pelo CPF e de maneira online, de maneira fácil e sem enrolação!

Gostou do conteúdo de hoje? Então acho que você deveria aproveitar para ler também O novo RG e tudo que você precisa saber sobre o documento