O novo RG e tudo que você precisa saber sobre o documento

Vem ficar por dentro do novo RG e saiba tudo sobre esse novo documento!

Anúncios

Brasileiro é um povo que está sempre preocupado em cuidar dos seus documentos e muitos prezam por ter todos os documentos em bom estado e ao seu lado e de fato, devem se orgulhar disso.

Um dos documentos nacionais mais importantes é o RG que é o registro geral, uma numeração que cada um de nós temos e que serve para praticamente tudo.

Com o RG podemos fazer cadastros em lojas, podemos entrar em estabelecimentos ao comprovar nossa idade e tudo que envolve uma situação legal de cada pessoa está ligada a numeração do RG.

Porém, o RG não é o único documento e existem diversos outros documentos importantes e que precisaremos em algum momento, sendo alguns deles, o CPF, a reservista, certidão de nascimento ou de casamento.

E agora, depois de muitos anos, o RG está de cara nova e ganhou uma repaginada que vai ajudar em diversas coisas e também a combater diversos casos de falsificação e de fraudes envolvendo o documento.

Essa nova atualização chegou a pouco tempo e todas as instituições precisam fazer essa atualização até o dia 6 de Março de 2023.

Ao longo desse texto você saberá todas as informações sobre esse novo RG. O que ele é, o que muda para nós e quais são as vantagens desse novo formato.

Então se você é uma pessoa que gosta de estar por dentro de todas as informações e não ficar para trás, esse texto é para você.

O que é o novo RG?

O novo RG foi criado na intenção de aumentar a segurança dos brasileiros e evitar os casos de fraude e falsificação de identidade que está cada vez mais comum com o avanço da tecnologia.

E o novo RG veio pensando nisso e agora terá seu acesso através de um QR Code que será acessado apenas por órgãos federais como Supremo Tribunal de Justiça e a Receita Federal.

O documento também terá um número de série que será único para cada um e isso diminui drasticamente as chances de falsificação, pois o número estará atrelado ao documento original e um falsificado não possuirá informações.

Todas essas informações que agora estarão presentes no RG só poderão também ser confirmadas e autenticadas por servidores de órgãos públicos e federais.

Como dito acima, segundo um decreto federal, o novo RG tem até dia 6 de Março de 2023 para ser adequado em todas as empresas de segurança.

O novo RG será válido em todo o país e para ser feito terá que passar por autenticação biométrica, aumentando ainda mais sua segurança. 

Algumas mudanças também vão acontecer nesse novo RG e você conhecerá todas elas.

Quais são as mudanças que vem com o novo RG?

É importante dizer que o novo RG não vem apenas com a proposta de ser algo seguro, mas também veio com a intenção de trazer melhorias para os cidadãos brasileiros.

Algumas das mudanças que o novo RG trará são:

Inclusão do nome social

É de conhecimento comum que infelizmente, pessoas transsexuais ainda sofrem muito quando o assunto é serem reconhecidos por quem realmente são.

Desde 2022 que pessoas transexuais podem fazer a mudança do seu nome social dentro do seu registro civil e com isso fazer a mudança de seus documentos.

Porém com essa nova alteração do novo RG, não será preciso mais que a pessoa tenha alterado seu registro civil para colocar seu nome social em seu RG.

Isso poderá ser feito no ato da biometria e autenticação de informações, deixando a pessoa muito mais confortável e com menos burocracia.

Incluir outros documentos em seu RG

Lembra que no início do texto falamos um pouco sobre como é importante ter todos os documentos e que em algum momento nós precisamos apresentar algum outro tipo de documento?

Com o novo RG, tudo mudou, pois você poderá incluir diversos outros documentos dentro dele e facilitar em muito a sua vida.

A numeração do CPF (cadastro de pessoa física) já pode ser colocada no RG desde muito tempo, mas agora pode ser incluído diversos outros.

Os documentos que poderão ser incluídos no novo RG são:

Título de eleitor;

Carteira nacional de habilitação;

Número do NIS/PIS;

Número da carteira de trabalho;

Carteira nacional de saúde;

Certificado militar (reservista).

Com todos esses novos documentos, ficará mais fácil ter tudo em todo momento e em todo lugar, sem precisar de nada além de um QR Code.

Incluir deficiência física

É extremamente importante que dentro de um documento tenha essa informação, pois isso ajuda as pessoas a saberem se aquela pessoa precisa de alguma ajuda extra ou de algum tipo de atendimento diferenciado.

Além disso, incluir a deficiência física ajuda caso a pessoa precise de atendimento médico de emergência e não tenha ninguém por perto.

Incluir o tipo sanguíneo

Outra coisa importante que agora poderá ser incluída no novo RG é o tipo sanguíneo de cada um e isso é importante por diversos motivos.

Um dos motivos mais importantes é caso alguém precise de atendimento médico de urgência, e o socorrista precisar dessa informação. Isso pode fazer tudo ser mais ágil e pode ajudar a salvar vidas.

E é importante também que cada um saiba seu tipo sanguíneo para poder ajudar outras pessoas que podem precisar, porque muitas pessoas não sabem o próprio tipo sanguíneo.

Como e onde tirar o novo RG?

Todas as pessoas têm direito a fazer a atualização do novo RG, mas é importante frisar que esse novo modelo começa a ser válido para novos documentos que irão surgir e não ainda para quem já tem um.

O RG tem validade de 10 anos e quando for preciso atualizar o seu, essa nova atualização já será feita no seu também.

Para tirar seu novo RG basta ir até um dos postos físicos do Poupatempo ou no site do oficial do Poupatempo na área de RG.

Das duas formas é possível fazer a atualização do seu documento sem burocracia e de forma rápida.

Depois da solicitação, leva apenas alguns dias até que o documento seja atualizado e que todas as informações estejam prontas.

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite para ler também Cancelar DBE: veja como dar início ao procedimento agora

Trends