Lentes Macro: o que é e para que serve?

Você sabe o que são e para que servem as lentes macro? Descubra a função dessas lentes e surpreenda-se!

Anúncios

Poucas áreas da sociedade são tão fascinantes quanto a fotografia.

Se você é um admirador da área, sabe que a fotografia envolve uma série de categorias de fotos, etapas, acessórios e vários detalhes que vão muito além de apenas registrar o momento em questão.

Quando uma pessoa é apaixonada pela fotografia, ela costuma ter um entendimento maior de cada uma das áreas e das especificações, mas nem todas as pessoas são experts no assunto e muitas vezes não sabem o que fazem uma fotografia tão única.

A fotografia é capaz de registrar e guardar aquele momento que você tanto amou para sempre e trazer lembranças que podem nos tirar boas risadas e boas lágrimas, não é verdade?

A eternização de uma memória pode desencadear uma lembrança que nossa mente já não lembrava por conta própria e com essa fotografia volta de forma tão vivida que parece que aconteceu ontem e isso pode ser uma excelente forma de guardar esses momentos no coração.

E falando em fotografia, existem diversos tipos de lentes no mercado. E cada uma delas nos auxilia a enxergar o mundo de uma forma. Para quem é mais leigo, as lentes são o que definem a proximidade da nossa foto, a amplitude dela e até mesmo a qualidade da foto.

E muitas fotos necessitam de uma lente específica para que seja obtido o resultado que a gente tanto deseja naquele momento.

E uma das mais fascinantes é, sem dúvidas, as lentes macro.

As lentes macro abrem as portas para um mundo fascinante de detalhes minuciosos que muitas vezes passam despercebidos. 

E isso serve para os mais diversos tipos de cliques. Seja na fotografia de insetos em seu habitat natural,ou nas delicadas pétalas de uma flor, essas lentes especializadas nos permitem explorar um universo em miniatura cheio de beleza e complexidade. 

E nesse texto, iremos explorar o que são as lentes macro, como funcionam e como elas podem ampliar nossa visão do mundo, revelando um novo nível de detalhes e texturas que muitas vezes passam despercebidos em nosso cotidiano. 

Prepare-se para mergulhar em um universo fotográfico rico em sutilezas e descobertas surpreendentes.

O que são as lentes macro?

As lentes macro são um tipo especial de lente projetada para capturar detalhes extremamente próximos do objeto fotografado, permitindo a criação de imagens em tamanho real ou ampliadas.

Elas são amplamente utilizadas em fotografia macro, que se concentra em objetos pequenos e em detalhes minuciosos, como insetos, flores, gotas de água, joias e texturas.

Ao contrário das lentes convencionais, as lentes macro têm a capacidade de focar a uma distância muito curta do objeto, permitindo que ele preencha todo o quadro da imagem. Isso significa que elas podem capturar detalhes sutis e revelar uma perspectiva completamente nova do mundo em miniatura.

Para que servem as lentes macro?

Todo mundo sabe que, por mais que a maioria de nós consiga enxergar perfeitamente o nosso mundo, existem pequenos universos em cada um dos locais que vemos diariamente e nem nos damos conta.

Você já deve ter olhado para algo que era muito pequeno e pensou no que poderia encontrar ali caso pudesse ver, não é mesmo?

Você já viu aquelas formigas carregando comida para dentro de seu formigueiro e pensado em como esse universo deve ser cercado de coisas incríveis, mas que não conseguimos acessar a olho nú e para isso existem as lentes na fotografia.

As lentes macro são as ferramentas que o mundo da fotografia encontrou para acessar esses universos particulares e para que a gente consiga ter (pelo menos) uma pequena porcentagem do que é esse universo.

As lentes macro são uma ferramenta fascinante para explorar o mundo em detalhes impressionantes. Com elas, é possível descobrir texturas ocultas, padrões intrincados e beleza em coisas pequenas e aparentemente insignificantes. 

Quando você utiliza a lente macro em coisas comuns para nós, você consegue achar detalhes extraordinários e que passariam batido por nós no dia a dia.

Por exemplo, se você utilizar uma lente macro para fotografar o tapete da sala da sua casa – o que parece ser a coisa mais comum e insignificante do mundo – você irá encontrar detalhes e texturas desse tapete, além da sujeira que acumulou ali e que a gente não consegue ver, pois é algo muito pequeno e não conseguimos ver a olho nu.

Outra coisa que pode trazer diversas surpresas é se você um dia decidir tirar uma fotografia da areia da praia com uma lente macro.

Na praia existem muitas coisas que não conseguimos ver, até porque os grãos de areia são algo imperceptível para nós e só conseguimos ter acesso ao grande amontoado de areia e não aos seus detalhes.

Na areia você irá conseguir ver esses grãos com mais propriedade e além disso irá ver tudo que estava ali e que você não conseguiu notar, como insetos ou sujeiras causadas pelo ser humano.

Mas não apenas em coisas assim, a lente também serve para capturar detalhes em coisas extraordinárias como o mundo animal, ou seja, imagina como pode ser incrível ter detalhes do que acontece em uma colméia ou em um ninho de aves? Essas lentes podem te trazer tudo isso.

E se você tem interesse em fotografia macro, investir em uma lente macro pode abrir um novo horizonte criativo e proporcionar resultados visuais incríveis e valorizar todo seu trabalho, pois com isso você conseguirá entregar uma foto para seu cliente com detalhes que ele jamais esperaria.

Isso pode, inclusive, valorizar o seu trabalho em forma de valor, te fazendo um dos nomes mais conhecidos da fotográfia.

Conclusão

E aí? Gostou de explorar um pouco mais o maravilhoso universo da fotografia e das lentes macro?

Como deu para perceber ao longo do texto, essas lentes macro são capazes de abrir verdadeiras portas para mundos novos e cheios de detalhes que muitos de nós sequer percebemos.

Por isso, se você é um amante da fotografia e quer investir nessa área, o uso das lentes macro é uma ótima forma de dar os primeiros passos!

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Tipos de canetas: vejas as opções para todos os gostos!