Tipos de canetas: vejas as opções para todos os gostos!

Quem aí usa caneta no dia a dia? Sabia que existem vários tipos de canetas presentes no mercado? Vem conferir algumas delas!

Anúncios

Um dos itens que mais estão presentes no nosso dia a dia é, sem dúvida, a boa e velha caneta.

Por mais que o mundo esteja cada vez mais tecnológico e as atividades diárias sejam realizadas de maneira digital, é inegável que o uso das canetas segue firme em forte, seja no trabalho, nas faculdades, nas escolas e por aí vai.

E foi pensando justamente na importância de uma ferramenta tão presente na nossa vida que nós tivemos a ideia de criar o conteúdo que você vai ler aqui hoje!

Neste conteúdo, exploraremos uma variedade de tipos de canetas, examinando suas características, usos e benefícios. 

Afinal, as canetas são ferramentas de escrita populares e versáteis, e entender as diferentes opções disponíveis pode ajudar a escolher a mais adequada para cada necessidade. 

Vamos mergulhar juntos no universo das canetas e descobrir como elas podem tornar a experiência de escrever ainda mais prazerosa e eficiente.

Tipos de canetas: vejas as principais opções para todos os gostos!

Existem diversos tipos de canetas disponíveis no mercado, cada uma com suas características específicas. Aqui estão alguns dos principais tipos de caneta:

Caneta esferográfica

É uma das canetas mais comuns e populares. Possui uma esfera na ponta que gira quando a caneta é pressionada no papel, permitindo que a tinta seja liberada de forma suave e constante. É fácil de usar, seca rapidamente e geralmente está disponível em uma ampla variedade de cores.

Caneta gel

Semelhante à caneta esferográfica, a caneta gel utiliza uma tinta em gel que proporciona uma escrita mais suave e intensa. Ela desliza facilmente no papel, resultando em linhas mais nítidas e vibrantes. As canetas gel são populares para desenhar e ilustrar, além de estarem disponíveis em uma variedade de cores.

Caneta rollerball

As canetas rollerball têm uma ponta de metal que desliza suavemente sobre o papel. Elas utilizam uma tinta à base de água ou gel, proporcionando uma escrita fluida e suave. A tinta tende a ser mais líquida do que a das canetas esferográficas, resultando em uma experiência de escrita mais prazerosa.

Caneta de ponta porosa

Também conhecida como caneta porosa ou feltro, esse tipo de caneta possui uma ponta de feltro ou fibra que absorve a tinta e a libera durante a escrita. Elas oferecem uma escrita suave e são populares para desenhos, colorir e caligrafia. Geralmente estão disponíveis em uma ampla variedade de cores vibrantes.

Caneta-tinteiro

As canetas-tinteiro possuem um reservatório de tinta líquida que é liberada através de uma ponta de metal fina. Elas proporcionam uma escrita suave e oferecem maior controle sobre a espessura do traço. As canetas-tinteiro são apreciadas por muitos entusiastas da escrita, artistas e colecionadores de canetas.

Quais os principais usos para cada um dos tipos de canetas que apresentamos aqui?

E claro que apesar de existir vários tipos de canetas e canetas para todos os gostos, existem certos tipos de uso para cada uma delas. É claro que você pode utilizar qualquer tipo de caneta para o que desejar, mas aqui vamos te dar dicas sobre cada uma delas e para quais propósitos são usadas.

Caneta esferográfica

Essa é a caneta mais comum da lista e costuma ser utilizada no dia a dia das pessoas para diversas coisas diferentes e é quase que uma caneta universal.

Ela é, inclusive, a primeira caneta usada para ensinar as crianças a escrever e é usada também como material didático quando vamos para o ensino fundamental 2 e podemos, finalmente, escrever de caneta no caderno.

O formato dessa caneta traz uma facilidade para segurar, sem que escorregue ou fique justa e também podem ser encontradas nas cores azul, vermelha e preta, ou seja, além de ter um fácil uso, você pode diversificar o uso.

Caneta gel

A caneta gel também é uma caneta bem conhecida e é super famosa entre os estudantes, pois elas trazem o famoso “tchan” para o caderno.

Por ser uma caneta que conta com um brilho na cor, ele serve para decorar e colorir algo que precise de um toque a mais e não seja tão sério quanto as demais.

Ou seja, essa caneta não é recomendada para assinar documentos ou pautas importantes, mas sim para trazer mais vida ao seu trabalho.

Caneta rollerball

A caneta rollerball já não é tão conhecida como as duas anteriores, por isso tem um uso mais específico que as outras.

Ela possui uma escrita mais suave, então não fica tão forte como a caneta esferográfica, ficando uma escrita bem suave e menos brutal.

Muitas pessoas gostam de usar essa caneta para quando precisam fazer longos textos e que vão precisar de releitura mais tarde, pois resulta em um texto mais fina e que facilita a leitura.

Caneta de ponta porosa

Essa é uma caneta que é muito usada por pessoas que gostam de desenhar, pois elas são como canetinhas e são excelentes para esboços de desenhos.

Essas canetas também são excelentes para treinar caligrafia e lettering e pode ajudar muito as pessoas que trabalham em escritórios e precisam de trabalhos mais escritos.

E a escrita dela também deixa com um ar mais sério, sem ser algo muito pesado e difícil de acompanhar a leitura, então é quase que uma aliada das pessoas.

Caneta-tinteiro

Como a caneta-tinteiro é uma caneta com um reservatório de tinta permanente, ela é muito utilizada por profissionais de caligrafia.

Ela traz uma sensação de leveza e delicadeza para a escrita, então além desses profissionais, muitas pessoas utilizam essa caneta para documentos oficiais e assinaturas, pois passa um ar menos bruto do que alguns dos outros modelos.

Ela também é muito utilizada por escritores que ainda são da moda mais antiga e gostam de usar caneta e papel para seus projetos, por ser também uma caneta mais fácil de utilizar.

Conclusão

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você deveria ler também Celular Samsung barato e bom: 3 com o melhor custo-benefício