O iPhone tem Infravermelho? Tire essa dúvida agora!
O iPhone – e a Apple são referência quando o assunto é tecnologia. Mas será que o iPhone tem Infravermelho? Descubra agora mesmo e tire essa dúvida!
Anúncios
Com os avanços dos processos e de tudo que faz parte do nosso dia a dia quando o assunto é tecnologia, é normal nos depararmos com o surgimento, a popularização, o auge e, depois de um determinado tempo que é impossível de definir, o desaparecimento dessa tecnologia para que outras mais avançadas possam surgir.
Dois exemplo recentes – porém não tão recente assim, já que já faz cerca de 15 anos desde o início desse ciclo – é o surgimento de tecnologias como Bluetooth e Infravermelho.
Dependendo da sua idade, você deve lembrar que essas duas tecnologias mudaram a forma como os aparelhos celulares compartilhavam seus conteúdos muito antes do surgimento de outros recursos que conhecemos hoje em dia, como o nosso queridinho WhatsApp.
Quem aí lembra do período que essas tecnologias bombaram por aqui?
Mas hoje não vamos falar do Bluetooth, já que essa é uma tecnologia que ainda está bastante presente na nossa rotina após uma série de aperfeiçoamentos com o passar dos anos.
Vamos falar sobre a outra tecnologia que surgiu na mesma época: o Infravermelho.
Você sabe o que ela representava, como funcionava e para que servia? E qual será a relação dessa tecnologia com o iPhone, que se tornou a maior referência quando o assunto é tecnologia nos dias de hoje!
E a pergunta que não quer calar é: será que o iPhone tem Infravermelho? Será que a tecnologia soube se reinventar igual o Bluetooth e ainda está presente no nosso dia a dia de alguma forma?
É o que vamos descobrir! Vem tirar essa dúvida agora!
O que é a tecnologia Infravermelho?
Antes de falarmos sobre a presença dessa tecnologia no iPhone, que tal relembrarmos um pouco mais sobre o que ela representava?
O IV – que também é chamado de radiação infravermelha – é uma radiação eletromagnética que não está dentro do espectro visual humano. Ou seja: assim como o Wi-Fi e o Bluetooth, o Infravermelho não é perceptível aos nossos olhos.
Os aparelhos que utilizam essa tecnologia possuem um emissor e um receptor de Infravermelho. Dessa forma, as informações são trocadas entre os dois aparelhos.
Geralmente, essa transferência de dados através do Infravermelho respeita distâncias máximas de até 5 metros.
Como já mencionamos aqui no texto, apesar de possuir diversos outros usos para várias áreas da nossa sociedade, pode-se dizer que o que tornou a tecnologia Infravermelho popular mesmo foi o uso em aparelhos celulares.
Na época, o Infravermelho tinha um funcionamento semelhante ao Bluetooth: o envio de conteúdos como músicas e fotos.
Nessa questão, o que mudava era que ambos os aparelhos precisavam ficar bem próximos, coladinhos um no outro. Essa proximidade era o que garantia que os dados pudessem ser enviados de maneira correta.
Como a tecnologia Infravermelho funcionava e para que servia?
Além do uso nos celulares que já comentamos aqui, o Infravermelho também está presente em uma série de outras áreas da nossa sociedade, mas como essas outras áreas são menos acessíveis e não estão tão presentes na vida da maioria de nós, podemos não ter tanto conhecimento sobre elas.
Confira alguns dos exemplos do uso do Infravermelho!
Utilizado para medir a temperatura de forma remota
Lembra daqueles termômetros utilizados durante o período da pandemia de COVID-19 para aferir a temperatura na entrada de determinados estabelecimentos? Esses termômetros usam a tecnologia Infravermelho.
Derreter gelo
Sim, derreter gelo também é uma das funções para o Infravermelho em determinados setores da nossa sociedade.
Acelerar o processo de secagem do asfalto
Outro uso do Infravermelho é para auxiliar no aceleramento do processo de secagem de asfalto nas ruas e estradas.
O uso em controle remoto
Tá, esse recurso não tá tão longe da nossa realidade, mas ainda assim é algo que muitos de nós não está tão familiarizado.
Os controles remotos dos televisores são exemplos de transferências de informação via Infravermelho. Essa tecnologia é usada para enviar e receber comandos do controle e da televisão.
Bem interessantes, né?
O iPhone tem Infravermelho? Tire essa dúvida agora mesmo!
Agora chegamos até a pergunta que não quer calar: afinal o iPhone tem Infravermelho ou essa tecnologia ficou no passado quando falamos do smartphone com a maçã mais famosa do mundo?
Atualmente, existem no mercado algumas opções de smartphones que contam com essa tecnologia, mas o iPhone ainda não faz parte dessa lista.
Como o envio de conteúdos – seja fotos, áudios, vídeos e arquivos em geral – já pode ser feito através de outras ferramentas como WhatsApp, Google Drive, WeTransfer e outras opções, o uso do Infravermelho deixou de ser esse. Mas a tecnologia ainda serve para transformar o seu smartphone em um controle remoto para usar na sua TV.
Por isso, se você quiser usar o seu iPhone para esse recurso, saiba que o aparelho não conta com um recurso nativo para realizar essa ação.
Isso significa que, para transformar o seu iPhone em um controle remoto, você deverá buscar aplicativos específicos de cada marca para realizar essas ações.
Marcas como Samsung, Panasonic, Philips, LG e Sony são algumas das TV’s que contam com aplicativos para que você possa usar o iPhone como um controle remoto para a sua Smart TV.
Ou seja: o iPhone não tem Infravermelho, mas já é possível contornar essa situação através dos aplicativos.
Conclusão
E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre a tecnologia Infravermelho e como ela está presente na nossa vida?
Apesar de descobrirmos que o iPhone não tem Infravermelho, é interessante saber que existem opções para aparelhos que não contam com o recurso.
Então, já sabe, né? Se quiser usar o seu iPhone como um controle remoto para usar na sua Smart TV, é só baixar o aplicativo compatível com a sua TV e usar esse recurso na sua TV sempre que precisar!
Tenho certeza que esse recurso vai ser bastante útil para você e sua família!
Gostou do conteúdo de hoje? Então acho que você também vai gostar de ler App de roupas baratas: 6 ferramentas para andar na moda