Aplicativos para mulheres que estão tentando engravidar

Os aplicativos para mulheres que estão tentando engravidar podem ser ferramentas eficientes e úteis num processo tão importante.

Existem vários aplicativos para mulheres que estão tentando engravidar gratuitos e disponíveis para aparelhos Android e IOS.

Anúncios

A tecnologia tem trazido excelentes benefícios para todas as áreas, bem como para as mulheres que têm o sonho de engravidar, há boas opções nesse sentido. 

Em suma, esses aplicativos disponibilizam cálculos do período fértil de cada mês, e ainda com boas dicas úteis para algumas mulheres que já conseguiram engravidar ter uma gestação mais saudável.

Aplicativos para mulheres que estão tentando engravidar: motivos desse problema 

A princípio, entre os fatores da fertilidade: 40% estão relacionados a infertilidade masculina, 40% de ordem feminina, 10% em ambas as situações e 10% são classificados com infertilidade sem causa ou efeito, aparentemente.

Por isso, mesmo fazendo exames, será difícil detectar o motivo.

Com relação às causas femininas, 25% das situações de infertilidade são decorrentes por anovulação, isso ocorre quando a mulher não consegue ovular de forma regular.

Dessa forma, os principais fatores dessa condição são os ovários policísticos, alterações de tireoide, prolactina, falência ovariana precoce, além de usos de medicamentos.

Por sua vez, em 15% dos casos isso ocorre devido à endometriose.

Por exemplo, no útero da mulher há um tecido chamado endométrio, este tecido reage aos hormônios estrogênio e progesterona.

Dessa forma, ele recebe o embrião a dá condições para a implantação e fixação, quando não ocorre a gravidez, é porque este tecido descola do útero, causando assim a menstruação.

Outro problema da infertilidade é por motivo de causa tubária, isso ocorre porque as trompas apresentam problemas para conseguir pegar o óvulo do ovário, a porcentagem é de 11% dos casos.

Por exemplo, o ovário e o espermatizante se encontram na trompa, formando o embrião, que será encaminhado para o útero onde ele fica fixo.

Geralmente, as causas das complicações tubárias são as infecções sexualmente transmissíveis, como: clamídia, gonococo, ureaplasma.

Outras situações que ocorrem em 11% dos casos, são as complicações no útero.

Nessa situação o mais comum é o pólipo que é uma estrutura do endométrio, ele age como um dispositivo intrauterino que provoca uma inflamação no endométrio, que dificulta a implantação e ainda causa sangramentos dificultando assim a gravidez.

Por fim, vale lembrar que o tempo também é um desafio, isso acontece pelo motivo de quando uma mulher vai ficando mais velha, os óvulos vão ficando mais frágeis e com menos qualidade.

Ou seja, uma mulher com mais de 35 anos dificilmente conseguirá engravidar após seis tentativas.

6 Aplicativos para mulheres que estão tentando engravidar

Veja alguns aplicativos que vai auxiliar a mulher nessa tarefa:

1. Maya

Esse aplicativo consegue rastrear o período fértil da mulher e ainda consegue calcular, quando será a próxima menstruação.

Ele dispõe de um calendário colorido que ajuda a destacar os períodos do ciclo menstrual de maneira mais prática.

Inclusive, o aplicativo tem uma interface clara e de fácil navegação, espaços para anotações pessoais de: peso, humor e estado.

Você ainda pode compartilhar seus dados com o seu companheiro e acompanhar juntos a gestação.

2. Woman log 

Aplicativos para mulheres que estão tentando engravidar

O aplicativo Woman log identifica os dias em que a mulher está fértil e faz os cálculos a partir da última data da menstruação anotada no aplicativo.

Assim como, ele tem um calendário que você pode colocar as informações das últimas relações sexuais, peso, uso de medicamentos e humor.  

Por sua vez, o app tem ainda uma tabela que mapeia os sintomas da tensão pré-menstrual como: cólicas, dores de cabeça, micoses e dores no corpo.

Por fim, é possível criar alertas para dias férteis, informações assertivas sobre a intensidade do ciclo, gráfico comparativo entre os meses, e muito mais.

Aplicativos para mulheres que estão tentando engravidar: 3. Ovia Fertility

Esse aplicativo é mais complexo que os outros, com ele é possível ter uma visão panorâmica da saúde reprodutiva da mulher com muitas informações sobre o ciclo de ovulação.

O destaque principal do Fertility é a possibilidade de ser conveniado com aplicativos fitness e ao Apple Health, coletando dados e comparando os mesmos com as informações dos ciclos, além de permitir que você interaja com outras pessoas.

4. Natural Cycles

Em suma, essa opção tem o objetivo principal rastrear com precisão a fertilidade, uns dos seus diferenciais, é poder combinar com o parceiro a melhora das relações nas datas da ovulação. 

No Play Store ele possui ótimas avaliações e uma nota de 4,7.

5. Clue

Esse aplicativo é considerado uns dos mais famosos nessa área. Ele é bem-visto por disponibilizar informações sobre cuidados médicos, e ainda dá algumas opções para fazer o monitoramento do ciclo menstrual, cólicas, humor, entre outras ferramentas.   

6. My Fertile Food

O My Fertile Food tem como um de seus destaques, apresentar dicas de como é possível aumentar a fertilidade da mulher.

Dessa forma, ele fornece práticas simples de serem aplicadas diariamente como: indicação das melhores comidas e quais são os melhores dias para relação sexual.

Outras ferramentas deste aplicativo para mulheres que estão tentando engravidar, é fornecer dados do período fértil, ovulação, além de dar dicas para uma vida mais saudável.

Conclusão 

Por fim, vale destacar que a tecnologia apenas vai facilitar a sua vida, e não resolver os problemas.

São aplicativos que fornecem informações para que você tenha alguma referência, esse auxílio não é uma resolução.

Por isso, é essencial buscar orientação de profissionais da área médica, que vão te ajudar a solucionar o seu problema.